CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > B > Barros, João Hermógenes
 

 

 

Barros, João Hermógenes de

João Hermógenes de Barros Júnior é natural da freguesia de Câmara de Lobos, onde nasceu ao sítio da Torre, no dia 19 de Abril de 1920. É filho de João Augusto de Barros e de Maria Augusta de Barros.

Ingressou no Seminário Diocesano em 1933, numa altura em que contava 13 anos de idade, acabando por, em 1939, o abandonar.

Depois de ter ter exercido várias actividades, acabaria por, em 1945, ingressar na então Junta Geral, em cujos serviços, posteriormente transferidos a alçada do Governo Regional da Madeira, estaria 42 anos e acabaria por se reformar.

No dia 21 de Fevereiro de 1945 foi nomeado apontador de obras públicas de 2.ª classe da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, lugar a que é provido, por contrato, no dia 7 de Março seguinte. No dia 6 de Julho de 1949 é nomeado escriturário de 2.º classe do quadro de pessoal da Junta Geral, lugar de que toma posse a 9 de Junho. No dia 4 de Junho de 1952 é nomeado aspirante do quadro de pessoal da Junta Geral, lugar que toma posse a 9 de Junho.

No dia 18 de Fevereiro de 1953 é nomeado 3.º oficial do quadro de pessoal da Junta Geral, sendo provido, nesse lugar a 22 de Setembro. A 13 de Março de 1956 é nomeado 1.º oficial do quadro de pessoal da Junta Geral, sendo nesse lugar provido a 21 de Março. A 6 de Setembro de 1973 é nomeado chefe de secção, cargo em que é provido no dia 7 de Setembro. A 2 de Julho de 1979, mas com efeitos a partir de Janeiro, é empossado no cargo de chefe de serviços do quadro da Secretaria da Presidência do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira e, a 16 de Maio de 1980 é-lhe atribuída a categoria de Chefe de Repartição.

Em 1987, depois de 42 anos de actividade no serviço da Administração Pública, aposenta-se, tendo sido, a 30 de Abril de 1987, alvo de um louvor por parte do Presidente do Governo Regional da Madeira.

Ainda que tivesse tido uma longa e importante carreira na Administração Pública, é sem dúvida a sua actividade como músico e dinamizador musical que o torna uma das figuras de maior relevo no concelho de Câmara de Lobos.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura