CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > Q > Quinta das Romeiras
 

 

 

Quinta das Romeiras

 

 

A quinta das Romeiras situa-se no sítio das Romeiras, na rua Dr. Alberto de Araújo, na freguesia do Jardim da Serra.

Foi mandada construir pelo Dr. Alberto de Araújo no ano de 1933, segundo um projecto do arquitecto Raul Lino [1].

Referindo-se muito provavelmente a esta quinta, o Diário da Madeira de 14 de Abril de 1933 escrevia que se estava trabalhando afanosamente na construção de uma opulenta vivenda de campo, no sítio das Romeiras, desta freguesia, donde se desfruta um largo e aprazível panorama. O povo já a baptizou de Quinta dos Penedos.

Não sendo o Dr. Alberto de Araújo natural da freguesia do Estreito, esta propriedade surge, muito provavelmente da sua relação com a Quinta do Jardim da Serra, localizada nas proximidades e na altura pertencente a familiares seus.

Referindo-se à Quinta das Romeiras, Maria Lamas, em 1956, diria: Simples propriedade de veraneio, com a sua casa despretensiosa mas agradável e um vasto terraço aberto ao mar, tem, contudo, um motivo especial que justificaria mais do que uma referência: uma exposição anual, para deslumbramento de quantos gostam de flores ou, simplesmente, são sensíveis à beleza. A colecção de begónias tuberosas, que ali se cultiva, é verdadeiramente rara e preciosa - pois não serão uma preciosidade, tanto mais valiosa quanto é efémera, aquelas centenas de corolas, dedicadíssimas, dum desenvolvimento perfeito e do mais surpreendente colorido? Do branco de neve ao salmão, ao carmesim, ao amarelo-oiro e ao roxo, passando por todas as escalas de tons - quem poderá imaginar, sem a ter visto, aquela sinfonia de cores? [2].


 


[1]    Raúl Lino autor do livro Casas Portuguesas.

[2]      Lamas, Maria. Arquipélago da Madeira - Maravilha Atlântica. Editorial Eco do Funchal, 1956.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

 

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura