CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > Q > Quinta do Salão
 

 

 

Quinta do Salão

 

 

 

A Quinta do Salão, também conhecida por quinta de Pico e Salões ou do coronel, situa-se na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, nas proximidades da sua partilha com a de Câmara de Lobos, sendo ladeada a oeste pela estrada João Gonçalves Zarco e a Leste pela rua Prof. José Joaquim da Costa.

Chegou esta quinta à posse da família França Dória, até há pouco tempo sua proprietária, através de um percurso que começa em 1835.

Com efeito, sendo pertença de Juliana Leonor da Cunha, por sua morte, verificada a 11 de Julho de 1835, passa a quinta do salão para a posse de D. Carolina Engrácia da Cunha Telo, casada, no Funchal a 13 de Maio de 1824, com Jaime de França Neto.

Deste casamento houve três filhos: D. Júlia de França Neto (1825-1903)([1]) e que foi quem viria posteriormente a herdar a quinta do Salão; João de Atouguia de França Neto, nascido em 1825 e Carolina de França Neto, nascida em 1835.

Por morte de Júlia França Neto, a quinta seria legada a sua sobrinha Eugénia de França Neto Dória, filha de João de Atouguia de França Neto e mulher do coronel Manuel de França Dória.

Por morte de Eugénia de (Berenguer de Atouguia) França Neto Dória, falecida posteriormente a seu marido, passa a propriedade da quinta para a posse de seu filho, Manuel de França Dória, médico, casado com Maria Mafalda Matos Drumond de Noronha da Câmara Dória, ele posteriormente falecido em 1979 e ela falecida a 4 de Abril de 1997.

Neste momento a quinta do Salão encontra-se na posse de outros proprietários alheios à família que sempre a deteve..

 

Em finais de 1974, a casa da quinta do Salão seria alugada para instalação de um anexo da, então denominada, Escola Preparatória de Gil Eanes, cuja sede na altura se encontrava instalada na quinta do Dr. Artur Soares Henriques no sítio das Preces, freguesia de Câmara de Lobos. Tendo entrado em funcionamento no dia 8 de Janeiro de 1975 [2], manter-se-ia em actividade até ao ano lectivo de 2001/2002, ainda que sob a denominação de anexo da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos, que foi a sucessora da antiga Escola Preparatória de Gil Eanes, transferida em finais de 1978, para a freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.


 


[1]     Ver Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Neto (Júlia de França). Vol. 18, pág. 639.

[2]     Diário de Notícias, 4 e 5 de Janeiro de 1975.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

 

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura