CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > A > Agrupamento de escutas 1082 da paróquia de Santa Cecília
 

 

 

Agrupamento de escutas 1082 da paróquia de Santa Cecília

 

O Agrupamento 1082 - Santa Cécilia tem a sua sede da rua Frei Pedro da Guarda em Câmara de Lobos e, de acordo com o site http://agr1082.blogspot.pt/, onde são publicadas referências a este agrupamento de escuteiros o seu historial começou no dia 4 de Novembro de 1994:

Um grupo de dirigentes e aspirantes a escuteiros reuniram-se no Bar da Torre, situado na Ponte dos Frades, Cª de Lobos, a 4 de Novembro de 1994, com o intuito de abrir um agrupamento de escuteiros no Conselho de Cª de Lobos. Este grupo era constituído pelos dirigentes Bernardo e Elmino, acabados de fazer o CIP e estagiado no agrupamento 237 – Sagrada Família, onde conheceram a dirigente Benícia, natural de Cª de Lobos, que fazia parte deste grupo e ainda fizeram parte o dirigente Roberto e a aspirante Élia do Agrupamento de S. Roque.
Nesta reunião ficaram a saber pela dirigente Benícia que o pároco de Stª Cecília estava interessado em ter um movimento deste género na sua paróquia, na qual ficaram entusiasmados. Ainda discutiram os seguintes assuntos nesta reunião:


- Como angariar fundos para a ajuda das fardas dos miúdos e de material para o agrupamento;
- Como comunicar as crianças da abertura deste movimento.


Por fim o dirigente Roberto ficou de escrever uma carta a comunicar ao Chefe Regional “Paulo Rosa Gomes” o interesse de fundar um novo agrupamento.
No dia 6 de Novembro de 1994 o grupo de dirigentes e aspirantes reuniram-se em casa do pároco de Stª Cecília, com o intuito de dar a conhecer o seu interesse de criar um agrupamento de escuteiros. A ideia agradou ao pároco que ficou de escrever uma carta para a Junta Regional, a pedir a fundação de um agrupamento de escuteiros na sua paróquia.
Após saírem da casa do Sr. padre foram para o Bar da Torre discutir a quantidade de elementos a ser distribuído pelas secções e com que idades.
Ficou decidido que iriam haver dois bandos com seis elementos cada e com idades compreendidas entre os seis e oito anos como também duas patrulhas, uma de rapazes e outra de raparigas também de seis elementos cada e com idades dos dez aos doze anos.
A 12 de Novembro de 1994 o grupo reuniu-se na rua do Bispo, Funchal, de modo a distribuírem os cargos de gestão administrativa, sendo distribuídos da seguinte maneira:


- 1ª Secção: - Chefe de Unidade: Élia
- Chefe Adjunto: Bernardo
- Animador: Roberto
- 2ª Secção: - Chefe de Unidade: Benícia
- Chefe Adjunto: Elmino
- Animador: Aniceto
- Agrupamento: - Chefe de Agrupamento: Roberto
- Chefe de Agrupamento Adjunto: Bernardo
- Financeiro: Élia
- Secretário: Benícia
- Relações Públicas: Bernardo.


No dia 18 de Novembro de 1994 reuniram-se na paróquia de Stª Cecília, junto ao Convento de S. Bernardino com o intuito de ver as salas disponíveis e escolher uma para ser a sede do agrupamento. Depois de escolher o grupo limpou e decorou a sala cedida pelo Sr. padre.
No dia 7 de Janeiro de 1995 o grupo reuniu-se com os patas tenras e aspirantes a exploradores na sede do Agrupamento. Foi dado a conhecer a origem do escutismo, o seu fundador e a sua vida. Depois as secções foram separadas com os seus dirigentes, na qual, estes deram a conhecer o que era ser lobito e o que era ser explorador. Houve canções e no final um jogo em conjunto.
O primeiro Conselho de Pais realizou-se a 22 de Janeiro de 1995, sendo os assuntos abordados: uniformes, o que era o movimento, entre outros.
 

1ª Participação numa actividade regional – Dia do pensamento.
Primeiras promessas a 16 de Abril de 1995.
Participação na Actividade Regional do Dia do Explorador.
1º Acantonamento de Agrupamento nos dias 1 e 2 de Julho de 1995 em Cª de Lobos, na antiga sede de Escoteiros da AEP, com o tema “A Descoberta de Cª de Lobos”.
No dia 14 de Outubro de 1995 reuniu-se a Direcção de Agrupamento no bar “Charlie”, sendo decidido a abertura da III Secção.
Nos dias 18 e 19 de Maio de 1996 houve um acantonamento na casa do Chão da Lagoa.
Verão de 1996, acampamento no Porto Santo da I e II Secções.
 

Em 1998 são dados os primeiros passos para a aquisição de uma sede de raiz. Neste mesmo ano acontece a primeira deslocação do agrupamento para fora da região, visita a EXPO 98.
A 27 de Abril de 2001 é inaugurado a sede do Agrupamento 1082 - Santa Cecília, pela Sua Excelência Reverendo Dispo do Funchal D. Teodoro de Faria e pelo Presidente do Governo Regional da Madeira Dr. Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim.

 

No site oficial da paróquia de Santa Cecília [http://www.paroquia-scecilia.pt/], o CORPO NACIONAL DE ESCUTAS - AGRUPAMENTO Nº 1082 surge como um dos organismos da paróquia, composto por 85 crianças e jovens e tendo por objectivos:


• Desenvolver todas as capacidades juvenis à luz do Evangelho, segundo o ensinamento de Baden Powell.
• Facultar a possibilidade do desenvolvimento integral da juventude
• Participar activamente na vida da Igreja e particularmente na vida da paróquia.


Como principais actividades:


• Encontros semanais
• Reuniões semanais da direcção
• Conselho do Agrupamento
• Actividades formativas
• Formação da fé
• Actividades desportivas
• Actividades relacionadas com o meio ambiente
• Intercâmbios com outros movimentos
• Participação em actividade regionais
• Acampamentos
• Animação da Eucaristia Dominical
• Actividades de carácter paroquial
• Preparação execução da Semana da Juventude.
 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura