CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > C > Caminho do Lombo dos Ganchos
 

 

 

Caminho do Lombo dos Ganchos


A construção do Caminho do Lombo dos Ganchos, na freguesia do Jardim da Serra foi uma promessa deixada à população pelo presidente da Câmara de Câmara de Lobos, antes de tomar posse em 2001. A sustentar esta promessa estaria o facto de constituir um benefício população do Lombo, e em especial para um agregado familiar com dois dos seus elementos deficientes e com grandes dificuldades de mobilidade.
Contudo, só em 2004 é que o arranque da obra começou, mas cedo terá sido interrompido.

De acordo com Arlindo Gomes, presidente da Câmara, comprometeu-se, em 2001, com os meios da câmara e por execução directa. Contudo, quando chegou ao momento de a estrada começar a ser construída, o proprietário de uma das casas, colocou obstáculos à concretização do caminho e a resolução do problema foi-se arrastando por mais tempo do que o previsível. Entretanto a realização da obra chegou a ser submetida a um projecto de construção de caminhos agrícolas mas, uma vez que não era um trabalho prioritário para o concelho, a comissão de avaliação acabou por chumbá-lo, o que viria a atrasar ainda mais o andamento dos trabalhos.
Em Setembro de 2006, o presidente da Câmara apelava à ajuda da população local, que havia sido quem havia pedido a estrada, mas também aquela que foi a primeira a levantar problemas, para que a construção da estrada avançasse o mais rapidamente possível [Diário de Notícias, 02-09-2006].

O atraso na realização desta obra haveria de merecer por parte dos partidos da oposição e nomeadamente por parte do Partido Socialista, reparos. Numa visita efectuada ao local em Agosto de 2006. Na reportagem, a este propósito efectuada e publicada na imprensa dizia-se:  onze casais que habitam a zona do Lombo dos Ganchos, no Jardim da Serra, concelho de Câmara de Lobos enfrentam diariamente sérias dificuldades para saírem das suas casas. A estrada de acesso às mesmas encontra-se, segundo o PS, que ontem visitou a localidade, em construção há cerca de 3 anos.
As dificuldades em transitar agravam-se para algumas pessoas que têm problemas de mobilidade, existindo mesmo habitantes que estão acamados. Para os que todos os dias saiem para o seu trabalho, o percurso é «infernal», afirmou o vereador socialista, sublinhando a preocupação dos moradores com a chegada das chuvas.
[...] Trata-se de um caminho agrícola, que desde há altura em que teve início os trabalhos de construção, já houve várias interrupções [Jornal da Madeira, 7 de Agosto de 2006].

   

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura