CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > C > Capela de São Cândido
 

 

 

Capela de São Cândido

 

Capela de São Cândido 2004

Capela de São Cândido, 1993

Situada no sítio do Caminho Grande e Preces, lugar da Fonte da Rocha, freguesia de Câmara de Lobos, a capela de São Cândido foi fundada em 1732 pelo cónego Francisco Cândido Correia Henriques. A sua dotação, ou seja a escritura dotando a capela dos bens ou rendimentos necessários à sua manutenção, terá sido celebrada muito provavelmente a 16 de Maio de 1732 [1], [2], datando de 10 de Julho de 1732 o alvará de erecção.

De acordo com o alvará de erecção dado por Frei Manuel Coutinho o Cónego Francisco Cândido Correia Henriques desta cidade; nos enviou a dizer por sua petição que ele tinha fabricado de novo uma ermida da invocação de São Cândido mártir na sua fazenda da fonte da Rocha freguesia de Câmara de Lobos a qual estava perfeita e acabada com todo o necessário e capacidade, e a tinha dotado como constava da escritura que apresentava para nela se poder celebrar como nas mais deste Bispado... pelo qual damos comissão ao dito cónego para benzer a dita ermida para nela se celebrar ...[3]

Em 1950, notícias veiculadas pela imprensa davam conta de que, na altura a capela se encontrava em ruínas, havendo vontade do seu proprietário em a reconstruir [4].

Na altura, as mesmas fontes informativas, davam conta de que tanto a imagem da capela, quanto a respectiva pedra de ara, se encontravam, na casa que os herdeiros de Vicente Henriques de Gouveia, possuíam em Câmara de Lobos.

Em 1952, contudo, a capela ainda se mantinha nas mesmas condições de ruína [5] e só mais tarde, em finais dos anos 50 é que a capela viria a ser alvo de reedificação, mantendo da original as cantarias da porta, do altar e ainda a pia baptismal.

Anos depois, provavelmente por falta de culto, e depois de ter servido de arrecadação, o estado da capela viria a se degradar, ficando novamente em ruína.

Por volta de 2001, numa altura em que continuava em ruínas, foi o terreno onde se encontrava implantada, vendido ao Governo Regional, para aí construir a Escola Básica do 1º. Ciclo da Fonte da Rocha. Durante algum tempo permaneceu em avançado estado de degradação, sendo contudo restaurada por ocasião da conclusão da construção e inauguração do Conjunto Habitacional da Cidade Nova.



[1]        O Jornal, 16 de Maio de 1929.

[2]        O Jornal, 16 de Maio de 1930.

[3]        Livro II do Registo da Câmara Eclesiástica do Funchal, fls. 111.

[4]        O Jornal, 14 de Março de 1950.

[5]        O Jornal da Madeira, 27 de Julho de 1952.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura