CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > C > Centro Sanitário do Curral das Freiras
 

 

 

Centro Sanitário do Curral das Freiras

 

Centro Sanitário do Curral das Freiras

 

No dia 1º de Maio de 1973, entrou em funcionamento o Centro Sanitário do Curral das Freiras, velha aspiração da sua população, dada a precariedade da assistência médica, na altura unicamente prestada pelo Dr. António de Castro Jorge, que durante anos, com muito esforço, em penosas caminhadas pelas veredas e ladeiras que dão acesso aquela freguesia lá ia todas as semanas atender os doentes, missão agora a cargo de outro médico [1].

Para a sua construção muito terá concorrido, uma comissão criada, entre gentes do Curral das Freiras, destinada a promover o seu desenvolvimento. A construção do Centro teve a cooperação da Junta Geral, dos Serviços da Assistência e Delegação do Instituto Maternal.

Em Fevereiro de 1933, o correspondente de "O Jornal" no Curral das Freiras refere, a propósito dos cuidados médicos nesta freguesia, que não temos médico, nem farmacêutico e se adoecer alguma pessoa, e se há urgência deixa-se morrer devagar, porque a medicina é impotente para a curar. Basta saber-se que para chamarmos um médico e fazer com que ele chegue com urgência até nós, lá vão 5 ou 6 horas e depois de termos o médico em casa e a receita na mão, lá vão outras tantas horas para obter-mos os remédios. De modo que só ao fim de 10 a 12 horas se podem prestar os auxílios da medicina ao doente. Haverá isolamento pior em todo o arquipélago? Este exílio pode minorar-se com um telefone e, por isso chamamos, por este meio, a atenção de quem de direito. Relativamente ao telefone o mesmo correspondente daria conta de que estava prometido para a freguesia, não se sabia já há quantos anos, pelo que se aguardava a sua execução [2].

Este Centro Sanitário, viria posteriormente a ser transformado em Centro de Saúde do Curral das Freiras, que aí funcionou até à inauguração das suas novas instalações, a 6 de Fevereiro de 2000.

Em relação ao Centro Sanitário do Curral das Freiras convirá referir que a sua construção era uma pretensão da Câmara que datava de, pelo menos, 1945 altura em que chega a anunciar a sua criação [3].

Em relação ao Dr. António Vitorino de Castro Jorge refira-se que ele, a 12 de Julho de 1944 havia tomado posse do lugar de Médico Municipal do Concelho de Câmara de Lobos, no partido médico das freguesias do Estreito de Câmara de Lobos e Curral das Freiras, substituindo nessas funções o Dr. José Sabino de Abreu, que entretanto se havia reformado. Na altura em que foi instalado o Centro Sanitário do Curral das Freiras, o Dr. Castro Jorge dava consultas numa sala da casa de residência de Manuel Fernandes Rebolo Júnior, situada nas proximidades da igreja paroquial.

 

No dia 14 de Setembro de 2004, estas instalações viriam a ser ocupadas pelo  Posto Florestal do Curral das Freiras, nesse dia inaugurado, bem como por um Centro de Educação Ambiental.


 

[1]      Ver Diário da Madeira, 12 de Maio de 1973.

[2]      O Jornal, 26 de Fevereiro de 1933.

[3]      Reunião da CMCL de 12 de Setembro de 1945.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura