CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > C > Centro de Saúde do Carmo
 

 

 

Centro de Saúde do Carmo

 

O Centro de Saúde do Carmo situa-se no Complexo Habitacional do Serrado do Mar, na freguesia de Câmara de Lobos e foi inaugurado no dia 28 de Novembro de 1997.

Os primórdios do centro de saúde nesta localidade remontam ao início da década de 60, provavelmente a 1963, altura em que, na hoje denominada rua João Ricardo Ferreira César funcionou, em instalações alugadas, um Dispensário Materno-Infantil.

Em 1969, conforme refere o Jornal da Madeira de 11 de Dezembro, o Padre António Alberto de Sousa, pároco local e, desde a primeira hora, apoiante desta iniciativa e sobre quem terá recaído a tarefa de negociar o arrendamento das suas primeiras instalações, este dispensário esteve na eminência de encerrar em virtude do proprietário do prédio onde se encontrava instalado não o poder disponibilizar por mais tempo e, não existir outro imóvel com as condições mínimas necessárias. Este facto faz com que o padre António Alberto, num esforço de manter a continuidade destes serviços na localidade, se tivesse substituído ao governo e, juntamente com os seus paroquianos, tivesse construído em terrenos da igreja, instalações destinadas a albergar o dispensário.

Em finais de 1970, princípios de 1971, o dispensário haveria de ser transferido para um edifício construído para o efeito, na mesma rua, pela igreja do Carmo, em terrenos pertencentes à respectiva paróquia e onde permaneceu até 28 de Novembro de 1997, dia em que novas instalações, já governamentais, são inauguradas no complexo habitacional do Serrado do Mar e para lá transferido.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura