CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > C > Centro de Saúde do Estreito de Câmara de Lobos
 

 

 

Centro de Saúde do Estreito de Câmara de Lobos

 

 

O Centro de Saúde do Estreito de Câmara de Lobos está implantado na rua João Augusto de Ornelas e foi inaugurado no dia 20 de Junho de 2000.  Resultou da substituição de um outro, pré-fabricado, situado no mesmo local.

O primitivo centro de saúde do Estreito foi inaugurado a 28 de Abril de 1982 ([1]), tendo na altura ficado instalado num pré-fabricado, a exemplo do que aconteceu um pouco por toda a Madeira. Estas instalações, na altura, orçadas em 8 mil contos, albergariam os serviços de saúde locais, que vinham funcionando na sede da Fundação D. Jacinta de Ornelas Pereira.

O terreno onde o centro de saúde ficou implantado havia sido expropriado, pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, com o fim de nele instalar um parque infantil. Contudo, perante um pedido formulado pela Secretaria dos Assuntos Sociais, no sentido da sua cedência para efeitos de implantação do centro de saúde, a Câmara Municipal, na sua reunião de 13 de Setembro de 1979, confrontada, por um lado, com a necessidade da instalação do centro de saúde na freguesia do Estreito e, por outro, com a dificuldade na aquisição de um terreno definitivo, haveria de deliberar a sua cedência, para o efeito, ainda que a título precário ([2]).

Em 1997, foram as instalações onde, desde 1982 funcionava o centro de saúde, destruídas para em seu lugar fazer surgir um novo imóvel, desta vez de carácter definitivo e dotado das características necessárias e exigidas à função a que se destinava.

A abertura do concurso público para a execução terá tido lugar em Julho de 1996, tendo o valor da obra orçado em 115 mil contos ([3]).

No decurso de 1997, quando se procedia às primeiras obras destinadas à construção deste novo edifício pressões provenientes de vários sectores da população, obrigariam a entidade proprietária da obra a alterar o projecto, por forma a o dotar de parque de estacionamento ([4], [5]).

 


 


[1]     Jornal da Madeira, 29 de Abril de 1982.

[2]     Livro de vereações da CMCL de 13 de Setembro de 1979.

[3]     Na reunião da CMCL de 1 de Agosto de 1996, é presente uma comunicação do Governo Regional da Madeira inteirando a Câmara da resolução do Governo Regional que dizia respeito à abertura do Concurso Público para a Execução da Empreitada de Construção do Centro de Saúde do Estreito de Câmara de Lobos, pelo valor de 115 mil contos.

[4]     OLIVEIRA, Paulo. Estreito de Câmara de Lobos - Construção do centro gera protestos. Diário de Notícias de 28 de Outubro de 1997.

[5]     FREITAS, M. Pedro. O estacionamento do centro de saúde do Estreito. Diário de Notícias de 12 de Novembro de 1997.



 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura