CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > C > Costa, Padre António Sousa da
 

Padre António Sousa da Costa

 

 

O Padre António Sousa da Costa


O padre António António Sousa da Costa nasceu na Calheta, no dia 15 de Novembro de 1923, tendo-se ordenado presbítero a 30 de Outubro de 1949. No dia 25 de Novembro é nomeado coadjutor da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde se mantém até Março de 1954, altura em que passa a exercer idênticas funções na freguesia do Arco da Calheta. No dia 3 de Outubro de 1958 é nomeado pároco da freguesia das Achadas da Cruz onde se manteve durante dois anos, colaborando também com os párocos da Ponta do Pargo e Porto Moniz. Por provimento de 14 de Dezembro de 1960, é nomeado pároco, assumindo funções em Janeiro do ano seguinte da recém-criada paróquia do Garachico, onde se manteve durante 24 anos. A sua passagem por esta paróquia ficará para sempre gravada na mente da população, uma vez que foi ele com o seu esforço, com o seu sacrifício que liderou a construção da igreja e casa paroquial.
Não podendo encontrar junto dos seus paroquianos, na sua maioria de fracos recursos, a totalidade dos quantitativos financeiros necessários para iniciar as obras, o padre Sousa viu-se obrigado não só a recorrer a adiantamentos utilizando bens pessoais, como a procurar junto da comunidade de emigrantes o apoio necessário.
Para além do esforço empregue pelo padre António Sousa da Costa, na construção da igreja paroquial, a defesa dos interesses da população era também sua preocupação destacando-se nesse sentido, o seu esforço junto das entidades políticas na construção de uma estrada que estabelecesse a ligação entre a estrada regional e o centro da paróquia.
No dia 1 de Outubro de 1984 foi nomeado pároco do Campanário e no dia 18 de Maio de 1986, eleito membro do Conselho Presbiteral.
Para além da sua actividade sacerdotal, o padre António de Sousa Costa, também exerceu actividade docente na Escola Preparatória do Estreito de Câmara de Lobos, onde se encontrava à altura da sua morte e onde havia ingressado a 1 de Outubro de 1973, numa altura em que este estabelecimento de ensino ainda usava a denominação de Escola Preparatória de Gil Eanes e tinha sede nas Preces, em Câmara de Lobos.
Em 1988, no decurso do exercício das suas funções de pároco do Campanário viria a sofrer uma pequena queda, com fractura de um dos membros inferiores cuja evolução clínica se haveria de complicar, na altura da alta hospitalar, com a ocorrência de um acidente vascular cerebral que o incapacitou definitivamente e o conduziu implacavelmente em direcção à morte, no dia 10 de Fevereiro de 1992, não sem prolongado sofrimento.
Ainda que, em 1986, por ocasião do 25º aniversário da paróquia do Garachico, a população pretendesse fazer-lhe uma homenagem dando o seu nome à rua, pela qual muito havia lutado, recusou-a, alegando estar ainda vivo.

A 17 de Junho de 1992, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos delibera dar o nome do Padre António de Sousa Costa, primeiro pároco da paróquia do Garachico e que havia sido não só o principal impulsionador da construção desta estrada como também um acérrimo defensor dos interesses da população local. De acordo com a acta da respectiva sessão camarária foi deliberado, por unanimidade, prestar homenagem póstuma ao Rev. Padre António Sousa da Costa, ex-pároco do paróquia do Garachico, atribuindo o seu nome à estrada municipal daquela localidade, que tem o seu início na estrada regional, como prova do reconhecimento do que pela mesma se empenhou e da qual foi um grande impulsionador, bem como do mito que fez, em prol dos seus paroquianos, em colaboração com a Câmara.
A 9 de Agosto de 1992, teve lugar a sessão solene de colocação das respectivas placas toponímicas.  Era o mínimo que se poderia ter feito para perpetuar o nome e a memória de um homem, que muito deu à população. Sem dúvida, uma homenagem merecida!

   

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura