CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > C > Cross Cerejeiras Em Flor
 

 

 

Cross cerejeiras em flor

 

Cartaz do III Cross Cerejeiras em Flor

 

Cartaz do XV Cross cerejeiras em Flor

(Grande Prémio das Cerejeiras en Flor)

 

Prova de atletismo realizada na zona alta da freguesia do Estreito, hoje freguesia do Jardim da Serra, por ocasião da floração das cerejeiras. A sua primeira edição teve lugar no dia 15 de Abril de 1990, partindo de uma iniciativa da Junta de Freguesia do Estreito, na altura presidida por Manuel Pedro S. Freitas e a que se associou o Grupo Desportivo do Estreito. Em edições posteriores seria esta colectividade a assumir um maior protagonismo na sua organização, dada a sua especificidade.

Esta prova, ainda que pretenda divulgar a modalidade na Madeira, destinava-se fundamentalmente a servir de cartaz promocional do Estreito, nomeadamente da sua parte alta, que apresentava condições, óptimas, para constituir ponto de atracção turística. Para além do aspecto das suas cerejeiras, nesta altura todas floridas, criando uma óptima panorâmica, esta zona do Estreito apresentava ainda a Boca da Corrida e dos Namorados, donde, em dois ângulos diferentes, se poderia desfrutar uma magnífica vista sobre o Curral das Freiras.

Na primeira edição do Cross Cerejeiras em Flor participaram atletas do Clube Desportivo Nacional; Centro de Atletismo da Madeira; Clube Desportivo Ribeira Brava; Núcleo de Atletismo de; São João da Ribeira Brava; Casa do Povo da Camacha; Associação Desportiva da Camacha; Casa do Povo de Santo António; Grupo Desportivo Ginja; Grupo Desportivo Cruzado Canicense; Horários do Funchal; Mundo da Esperança; Foto Continental; Sport Clube Marítimo; Farmácia do Carmo e Grupo Desportivo do Estreito.

Provenientes do continente participaram ainda:

Fernanda Ribeiro (atleta do Futebol Clube do Porto, campeã mundial de 3000 metros categoria júnior, atleta olímpica, recordista nacional de juniores); Dores Leal (atleta do Futebol Clube do Porto, campeã nacional de 1500 metros em pista coberta, em 1989, vice campeã de 1500 m em pista coberta, em 1990); José Negrão (atleta do Futebol Clube do Porto, recordista nacional de 3000 m obstáculos/júnior); Cândido Mota (atleta do Futebol Clube do Porto); António Ribeiro (atleta do Sporting Clube de Portugal e 6º Classificado no campeonato europeu de pista coberta).

   

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura