CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > E > Eldoro, Fernando

Fernando Eldoro

 

 

 

 

Consultar outro registo biográfico de Fernando Eldoro

 

 

Eldoro, Fernando

 

 

Fernando Eldoro é natural da freguesia de Câmara de Lobos .

É filho de João Augusto de Freitas e de Vigínia Nóbrega de Freitas. Casou com a Dra. Maria de Lourdes Ferreira Simões Vieira, médica, natural de Aveiro, de quem houve geração.
Iniciou a sua preparação artística na Academia de Música e Belas-Artes da Madeira e completou-a no Conservatório Nacional de Lisboa, onde se diplomou com os cursos superiores de violino, canto de concerto e composição, ao mesmo tempo que frequentava a classe de piano.
Foi bolseiro da Fundação Gulbenkian, tendo sido como tal aluno da Sandor Vegh e Jean Francaix (música de Câmara); Jacques Chapins (pedagogia violinística); Michel Corboz e Kurt Prastel ( direcção coral); J. Nelson, S. Bérceau e M. Tabachnik (direcção de orquestras).
Estágios em várias orquestras conduziram-no a uma carreira internacional no decurso da qual teve oportunidade de dirigir formações como: Orquestras Sinfónicas do Conservatório de Estrasburgo, da ORTF, de Metz, da ópera de Lille, de Arhnen (Holanda), da Rádio de Basel e de Plovdiv (Bulgária), Orquestra da ”pera de Avignon (com a qual dirigiu O Barbeiro de Sevilha, em 1988), Kent Country Orchestra e os agrupamentos Jean-François Paillard, Jean Walter Andoli e Cordas de Montpellier; trabalhou ainda com as Orquestras Gulbenkian, Sinfónica do Porto e da RDP (Lisboa), Orquestra de Bordéus, Orquestra do Nordhein Wesfalen (estas últimas voltaram a convidá-lo para dirigir concertos na temporada de 1986/87) e Orquestra da Rádio de Pielsen (Checoslováquia).
Ao longo dos últimos anos, Fernando Eldoro gravou cinco discos, dirigiu vários espectáculos líricos (Lille, Metz e Trier) e participou em numerosos concertos realizados na Europa. Em Setembro de 1985 estreou-se em Paris, dirigindo a Missa em si menor de Back. Na temporada de 1985/86 realizou diversos concertos em Portugal, digressões à Hungria, França e Espanha e dirigiu a ópera Carmen de Bizet num espectáculo levado a cabo no teatro romano de Maison la Romaine. Em 1987 estreou-se no Reino Unido. A convite do Ministério da Cultura de França, desloca-se frequentemente a este pais para orientar estágios e integrar júris internacionais. Fernando Eldoro desempenha actualmente (1990) as funções de maestro adjunto do Coro Gulbenkian, sendo ainda professor titular da disciplina de música de Câmara do Conservatório Nacional de Lisboa (Escola Superior de Música).


 
 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura