CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > E > Engenho das Cales
 

 

Engenho das Cales

Antiga denominação tanto de engenho como de lugar pertencente ao concelho de Câmara de Lobos,  localizado nas proximidades do actualmente denominado Caminho do Vigário e que definiria uma área de terreno situado no lugar das Calles, onde teria existindo um engenho.

Segundo o Diário de Notícias de 13 de Outubro de 1925, os herdeiros do Morgado António Correia tinham terrenos no Engenho das Calles, terrenos esses que na altura estavam à venda. Outros terrenos deste morgado situavam-se no Serrado da Adega, Pé de Pico, Caminho Grande e Preces, Lourencinha, Palmeira, Pico e Salões, Pedregal, Fonte da Rocha, Água do Alto, Ribeira da Caixa, Garachico, Serra e Castelejo. Nesta altura provavelmente todos os herdeiros se encontrariam em Lisboa, uma vez que o advogado que se encontrava a tratar da venda tinha lá escritório.

Numa escritura de celebrada a 16 de Junho de 1894, pelo notário António Joaquim de Freitas Henriques, relativa à casa que Henry Veitch possuía em Câmara de Lobos, no actualmente denominado Caminho do Vigário, junto à também actualmente denominada "ponte do Sabino" referia-se que esta mesma casa estava implantada no sítio das Calles, Nazareth e Engenho.

A avaliar pela descrição deste prédio e sua implantação, fácil será admitir que o sítio das Calles, Nazareth e Engenho ficariam na margem esquerda da Ribeira do Vigário e seria limitado a sul pela actual Estrada Santa Clara e estendendo-se para Norte numa distância que, apesar de neste momento ser difícil de precisar, muito provavelmente, não chegaria à ponte da Aldeia.

Nesta área parecem não existirem dúvidas da existência tanto um engenho como uma capela em honra de Nossa Senhora da Nazaré, construída em 1694 por João de Bettencourt Henriques, na margem esquerda da ribeira, junto do seu engenho. Por outro lado, as Calles dariam origem à denominação do caminho que atravessava este sítio - a Rua das Calles  - depois chamada de Caminho do Vigário.

 

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura