CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > E > Estação de Tratamento de Águas do Covão
 

Página oficial do Goveno Regional com reportagem relativa à inauguração das obras de ampliação

Discurso do Dr. Albero João Jardim no decurso da inauguração das obras de ampliação

 

Link para IGA

 

Estação de tratamento de Águas do Covão

 

A Estação de Tratamento de Águas do Covão é uma Infra-estrutura destinada ao tratamento de água para abastecimento das freguesias do estreito de Câmara de Lobos, Quinta Grande e parte norte da freguesia de Câmara de Lobos. Foi inaugurada no dia 1 de Junho de 1996 e juntamente com a rede de distribuição correspondeu a um investimento de 1,5 milhões de contos.

 

No dia 15 de Setembro de 2011, esta infra-estrutura viria a ser alvo de ampliação. De acordo com a imprensa, com esta obra de ampliação viria a ser dada maior consistência ao abastecimento das populações do concelho de Câmara de Lobos, em especial das Freguesias de Câmara de Lobos e Estreito de Câmara de

Lobos. A Estação de Tratamento de Água do Covão (ETA) insere-se no denominado Sistema Adutor do Aproveitamento dos Fins Múltiplos dos Socorridos, e encontra-se implantada imediatamente a jusante do Túnel dos Socorridos, à cota de 540 metros.

Da intervenção realizada resultou o aumento da capacidade de tratamento de água daquela infra-estrutura, que passou dos 150 para os 200 litros por segundo.

A obra consistiu, no essencial, na construção de dois novos filtros de areia e a realização das respectivas ligações às redes de água de lavagem e do ar de serviço. Incluiu também a substituição do meio filtrante (areia) dos filtros existentes e reabilitação geral dos mesmos, a  reformulação e ampliação do sistema de pré-cloragem e cloragem.

A capacidade de elevação de água para o reservatório da Marinheira foi ampliada para um caudal de 140 litros por segundo, através da execução de um sistema elevatório constituido por

3 bombas verticais. Foram instalados novos quadros eléctricos, de comando, de automação, supervisão e de telecomunicações com o Sistema de Telegestão da IGA.

O empreendimento agora concluído foi realizado sob a responsabilidade da IGA – Investimentos e Gestão da Água, S.A., representou um investimento público da ordem dos 1. 150. 000,00€ co-financiado pela União Europeia ao abrigo do Fundo de Coesão e representa a concretização de mais uma das acções previstas no Programa de Governo no âmbito da melhoria do abastecimento de água às populações.

 

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura