CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > E > Estrada do Facho
 

 

 

Estrada do Facho

 

Hoje inexistente devido à sua integração na Estrada 1 de Julho. Corresponde ao troço da Estrada 1 de Julho, na sua extensão entre a Estrada do Cabo Girão, nas proximidades do Miradouro do Cabo Girão e a Vereda do Lombo do Facho, na freguesia de Câmara de Lobos.

A sua construção, num prazo de 270 dias, foi adjudicada, no dia 18 de Setembro de 1997, à firma José Avelino Pinto pelo valor de 92 mil contos [Reunião da CMCL de 18 de Setembro de 1997].

A sua inauguração teve lugar no dia 7 de Outubro de 1999. Na altura tinha uma extensão de 1.000 metros e o seu custo ascendeu a 130 mil contos e constituiu a primeira fase de um arruamento que ligaria o Cabo Girão ao sítio da Caldeira. O topónimo de Estrada do Facho foi dado por deliberação camarária de 23 de Dezembro de 2004.

Ainda que de utilização pública, esta estrada, na maior parte do seu trajecto,  acabaria por ficar "integrada" numa urbanização turística denominada de Encosta do Cabo Girão que se desenvolveu, numa extensa área, em ambas as suas margens.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura