CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > F > Fonte da Rocha
 

 

Fonte da Rocha

 

 

Lugar pertencente ao sítio do Caminho Grande e Preces, na freguesia de Câmara de Lobos, onde existe uma fonte com a mesma denominação. Nas proximidades deste lugar situa-se também a capela com a invocação de São Cândido [1] e a escola básica do 1º ciclo da Fonte da Rocha, inaugurada  a 29 de Setembro de 2001 [2].

A sua denominação tem a ver com o facto de no local existir uma nascente de água que emerge de um pequeno rochedo aí existente.

Ao que parece, nas proximidades desta fonte, existiu em tempos uma pia baptismal, onde diz a tradição, se faziam baptizados.

Também nas suas proximidades existiu um moinho denominado de moinho da Fonte da Rocha, movido por água da levada da Fonte de Álvaro Figueira [3].



[1]        Livro de recenseamento eleitoral de 1858.

[2]        Jornal da Madeira, 30 de Setembro de 2001.

[3]        Na sua sreunião de 17 de Julho de 1936, é presente um ofício de José Teodoro Gonçalves Henriques e Agostinho Valério Gonçalves, moradores ao sítio do Caminho Grande e Preces, freguesia de Câmara de Lobos, pedindo licença para lançar no sub-solo da estrada municipal 175 canos de manila de cimento, da espessura de 6 na extensão de 60 metros para condução de água da levada da Fonte Álvaro Figueira ao moinho da Fonte da Rocha.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura