CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > G > Gonçalves, Dr. Fernão

Dr. Fernão Gonçalves

 

 

Gonçalves, Dr. Fernão

 

O Dr. Fernão Gonçalves nasceu no Funchal, na rua Direita, freguesia de Santa Maria Maior aos 26 de Setembro de 1882 e faleceu, na sua residência ao sítio da Torre, em Câmara de Lobos, aos 37 anos, no dia 14 de Janeiro de 1919, sendo contudo sepultado no cemitério das Angustias, no Funchal, em cuja Conservatória do Registo Civil se encontra o registo do óbito.

Era filho de Luís Filipe de Sousa Gonçalves e de Maria Leonor de Freitas. Casou com Gabriela de Ornelas Gonçalves, natural da freguesia de São Pedro, filha do Dr. Henrique João Venâncio de Ornelas e de Helena Amélia da Conceição, de quem teve 5 filhos:

1. Rui Filipe de Ornelas Gonçalves, nascido a 4 de Outubro de 1906 e falecido no dia 28 de Fevereiro de 1971, casado com Maria Cecília de Ornelas Gonçalves, natural da freguesia de São Pedro, filha de Manuel Freitas e Claudina Alves de Freitas, de quem teve:

2. Maria Brites de Ornelas Gonçalves, casada com José Figueira, de quem teeve geração:

1. Dr. Fernão Manuel Ornelas Gonçalves, nascido a a 14 de Julho de 1908 e falecido a 24 de Maio de 1978. Foi presidente da Câmara Municipal do Funchal. Casou por duas vezes, a primeira com Paulina Costa Rodrigues, natural do Funchal, filha de Henrique Augusto Henriques e de Gabriela Rodrigues Henriques, de quem teve:

2. Maria Manuela Rodrigues Ornelas Gonçalves.

2. José António Rodrigues Ornelas Gonçalves.

 

Em segundas núpcias o Dr. Fernão Manuel de Ornelas Gonçalves casou, a 5 de Agosto de 1950, com (Maria) Madalena (da Costa) Rodrigues Araújo, natural do Funchal, onde nasceu no dia 20 de Maio de 1928, filha de Raquel Judite Costa Rodrigues e de António Nascimento Araújo, tendo havido:

2. Isabel (Maria)Araújo Ornelas Gonçalves Azevedo, nascida a 1 de Junho de 1952, casada com António Azevedo.

2. Gabriela Helena (Araújo) Ornelas Gonçalves dos Santos Pinto, nascida a 19 de Julho de 1956, casada com João dos Santos Pinto, de quem tem geração.

1. Sebastião José de Ornelas Gonçalves, que casou a 28 de Dezembro de 1935, na igreja de São Pedro, no Funchal, com Gabriela Franco Machado Ornelas Gonçalves, natural de São Pedro, filha de Adelaide Franco de Sousa e de Augusta Bretoldo Machado, de quem teve:

2. Maria Josefina Machado Ornelas Gonçalves Ricardo Marques, natural do Funchal, onde nasceu a 30 de Setembro de 1936. Casou com com Carlos Norberto do Carmo Ricardo Marques, natural de Alcântara, Lisboa, de quem tem:

3. João Carlos Ornelas Ricardo Marques, natural e residente em Lisboa

3. Maria do Carmo Ornelas Ricardo Marques, natural e residente em Lisboa.

3. Rita Ornelas Ricardo Marques, natural e residente em Lisboa.

2. Fernão José Machado Ornelas Gonçalves, nascido a 19 de Março de 1938 e já falecido. Casou em Luanda com Maria Albertina Carreira de Ornelas Gonçalves, natural de Luanda, de quem teve:

3. Nicolau Carreira de Ornelas Gonçalves, nascido em Luanda a 16 de Fevereiro de 1969. Casou em Lisboa a 27 de Julho de 1991 com Carla Alexandra Luís Ramos de Ornelas Gonçalves, nascida em Lisboa, a 27 de Julho de 1970, de quem tem:

4. Mariana Ramos de Ornelas Gonçalves, nascida em Lisboa, na freguesia de São Sebastião da Pedreira, a 21 de Abril de 1993.

4. Rita Ramos de Ornelas Gonçalves, nascida em Vila Franca de Xira a 19 de Junho de 1995.

4. Fernão Ramos de Ornelas Gonçalves, nascido a 18 de Janeiro de 2000 em Samora Correia, concelho de Benavente.

3. Maria Helena Carreira de Ornelas Gonçalves, nascida a 1 de Fevereiro de 1970. Tem:

4. Ana Carreira de Ornelas Gonçalves da Conceição, nascida a 4 de Outubro de 1997.

2. Gabriela Helena Machado Ornelas,  falecida aos 5 anos de idade.

2. Isabel Machado Ornelas Gonçalves Koidl, natural do Funchal. Casou em Faro, Portugal, com Peter Koid, natural da Austria de quem tem:

3. Petra Ornelas Koid.

2. António Machado Ornelas Gonçalves, falecido aos 8 meses de idade.

2. Dra. Maria João Machado Ornelas Gonçalves Teixeira, natural do Funchal, onde nasceu no dia 9 de Dezembro de 1950. Casou em 16 de Agosto de 1972 no Funchal, com João José Sales Caldeira Teixeira, natural do Funchal, de quem tem:

3. Pedro Gonçalves Teixeira, natural de São Sebastião da Pedreira, onde nasceu a 15 de Março de 1975.

3. Miguel Gonçalves Teixeira, natural de São Pedro, Funchal, onde nasceu a 18 de Junho de 1979.

1. Henrique João Ornelas Gonçalves, nascido em 1914 e falecido, em Lisboa, a 17 de Dezembro de 1970. Casou a 19 de Janeiro de 1949, na igreja do Campo Grande, em Lisboa, com Maria Ângela Costa Ornelas Gonçalves, natural da freguesia de Santa Maria Maior, filha de José da Costa e de Albina Figueira da Costa, de quem teve:

2. José Manuel Costa Ornelas Gonçalves (falecido).

2. António Costa Ornelas Gonçalves.

2. Pedro Costa Ornelas Gonçalves.

1. Brites de Ornelas Gonçalves Ramos, residente na África do Sul, casada com James Ramos, nascido em Port of Spain, Trindade, filho de Agostinho Ramos e de Maria Carolina Ramos, de quem teve:

2. Helena Maria Ornelas Gonçalves Ramos de Canha, casada com João de Canha e residente na África do Sul.

 

O Dr. Fernão Gonçalves, frequentou o Liceu do Funchal, tendo depois ingressado na Escola Médico-Cirúrgica do Funchal, onde concluiu o curso de Medicina em 1902.

Foi médico de bordo dos vapores que faziam cruzeiros para África e para a América do Norte. Exerceu clínica em Machico e no Funchal, tendo sido, depois, delegado de saúde no concelho de Câmara de Lobos, onde fixou residência ao sítio da Torre e onde prematuramente haveria morrer vitimado por gripe pneumónica.

Foi durante cerca de um mês, entre 28 de Janeiro de 1918 e 23 de Fevereiro de 1918, presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

Nomeado por alvará de 26 de Janeiro de 1918, tomou posse do cargo de presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, no dia 28 de Janeiro de 1918.

Contudo, no dia 2 de Fevereiro, o Dr. Fernão Gonçalves assume o cargo de administrador do concelho e no dia 23 de Fevereiro de 1918, a Comissão administrativa da Câmara seria substituída por outra.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura