CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > G > Gouveia, Dr. António Augusto

Dr. António Augusto de Gouveia

 

 

Gouveia, Dr. António Augusto

 

O Dr. António Augusto Gouveia era natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu no dia 13 de Dezembro de 1941, tendo falecido em Vila Franca de Xira, no dia 7 de Janeiro de 1977 e sido sepultado no Estreito de Câmara de Lobos, a 13 de Janeiro. Era filho de António de Gouveia e de Maria Rosa, naturais do Estreito de Câmara de Lobos e residentes ao sítio da Ribeira da Caixa.

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1960. Em 1965, contudo, interrompe o curso para ingressar no exercito, tendo sido  mobilizado para Moçambique. Em 1970 terá concluído a sua licenciatura em medicina.

Após o 25 de Abril de1974, esteve ligado a alguns movimentos políticos, na sua maior parte por ele criados, mas que não chegaram a ter grande expressão, em termos de aderência populacional.

Dele são também os primeiros esforços no sentido de dotar a freguesia do Estreito de uma Junta de Freguesia em vez da continuidade do regedor, isto naturalmente antes das primeiras eleições autárquicas pós-revolução de Abril de 1974, onde tais infra-estruturas estavam já previstas [1].


 


[1]    Na sessão camarária de 8 de Janeiro de 1974 surge um requerimento de um grupo de habitantes de que ele era um dos signatários solicitando que esta considerasse com destino provisório as instalações sem uso existentes no edifício da escola feminina da freguesia do Estreito e que cedesse as mesmas para local de trabalho, de reunião da comissão de voluntários de apoio à constituição de uma Junta de Freguesia.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura