CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > H > Henriques, Dr. João Soares
Dr. João Soares Henriques

 


Henriques, Dr. João Soares

O Dr. João Soares Henriques era natural da freguesia de Câmara de Lobos onde nasceu a 1 de Fevereiro de 1872 e onde viria a falecer, aos 84 anos, a 6 de Dezembro de 1956. Era filho de Luís Soares de Sousa Henriques, natural de Câmara de Lobos e de Caetana Maria Gonçalves, natural do Campanário. Frequentou a Escola Médico-Cirúrgica do Funchal onde concluiu o curso de medicina, em 1896, tendo nesse mesmo ano assumido o cargo de facultativo do concelho de Câmara de Lobos, onde viria a ocupar depois funções de médico municipal e também de sub-delegado e delegado de saúde. Por viver e ter consultório no sítio das Preces, em Câmara de Lobos, era mais conhecido pelo Doutor das Preces.
Após a criação do Sindicato Agrícola de Câmara de Lobos e até a sua dissolução exerceu o cargo de presidente da sua direcção, tendo sido, juntamente com João Ferreira César, os dois únicos sócios que, durante a existência desta associação tiveram presença permanente, em todos os corpos sociais. Revelou-se um cuidadoso negociador quando tratou, junto da Comissão dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira a cedência dos Direitos do Sindicato, a este organismo, convencido que a sua associação nunca mais conseguiria realizar, de modo aceitável, os seus propósitos.
Foi casado com Maria Isabel de França Jardim, de quem houve três filhos: Luís Jardim Soares Henriques; Maria Julieta Jardim Soares Henriques que viria a casar com João Zacarias de Freitas e o eng. agrónomo João Jardim Soares Henriques, casado com Maria Alvares Vasques Rego Soares Henriques e que foi director da Escola Prática de Agricultura D. Dinis, da Paiã.
 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura