CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > H > Henriques Júnior, Luís Soares de Sousa
 

 

 

 

Henriques Júnior, Luís Soares de Sousa

 

Natural da freguesia de Câmara de Lobos, tendo falecido em Lisboa, em finais de Fevereiro, princípios de Março de 1939. Era filho de Luís Soares de Sousa Henriques natural de Câmara de Lobos e de Caetana Maria Gonçalves, natural do Campanário. Era irmão do Dr. João Artur Soares Henriques, que foi médico e delegado de saúde no concelho de Câmara de Lobos.

Casou com D. Frederica Ribeiro de Mendonça Soares Henriques, filha do barão de Uzel, Luís Alexandre Ribeiro de Mendonça, de quem teve:

1. Dora Soares Henriques, violinista, natural do Brasil. Casou com o pianista Prof. Lourenço Varela Cid. Lourenço Varela Cid (1898-1987) foi um pianista português do século XX, um dos nossos mais conhecidos artistas, de renome mundial; dedicou grande interesse à divulgação da boa música, tanto a antiga como a moderna; foi bom executante, bom mestre e um erudito respeitado (in MARTINS DOS SANTOS, A MÚSICA EM PORTUGAL, BRAGA - 1999). A constituição do primeiro corpo docente da Academia de Música da Madeira cuja sede foi inaugurada oficialmente a 13 de Novembro de 1946 foi feita com base numa escolha do Professor Lourenço Varela Cid que desde o primeiro momento se interessou e empenhou incansavelmente pela Sociedade de Concertos e pela Academia de Música da Madeira.

      Deste casamento houve:

2. Vera Varela Cid.

2. Graça Varela Cid, falecida no dia 19 de Novembro de 1977, no Funchal, em consequência da queda do avião onde viajava.

2. Sérgio Varela Cid, pianista, natural de Lisboa, onde terá nascido à rua do Salitre no dia 5 de Outubro de 1935. Casou por duas vezes, a primeira com Luísa Bravo, de quem houve três filhos e de quem posteriormente se haveria de divorciar. Casaria depois, pela segunda vez, havendo desta união um filho. Faleceu no Brasil a 31 de de Outubro de 1981 em circunstâncias não completamente esclarecidas. Sérgio Varela Cid foi um músico de excepção; herdou de seu pai a técnica pianística e de sua mãe, - Dora Soares Varela Cid (Séc. XX), tomou o gosto pelo violino; a estremada perícia de Sérgio tem sido galardoada com variados e valiosos prémios, que honram tão distinta e renomada família (in MARTINS DOS SANTOS, A MÚSICA EM PORTUGAL, BRAGA - 1999).

2. (?)

1. Eng. Luís Soares.

Foi secretário da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, cargo para que foi nomeado interinamente a 8 de Fevereiro de 1894 e depois, definitivamente, por concurso realizado a 4 de Maio de 1894. posteriormente haveria de se licenciar em medicina. Viveu vários anos no Rio de Janeiro, onde exerceu clínica.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura