CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > H > Henriques, Padre João Pedro Gomes
Padre João Pedro Gomes Henriques

 

 

Henriques, Padre João Pedro Gomes

 

João Pedro Gomes Henriques, padre católico, é natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu a 23 de Fevereiro de 1933, tendo falecido no Funchal a 4 de Janeiro de 1991. Era filho de João Gomes Henriques e de D. Filomena Pestana dos Santos.

Ordenou-se sacerdote a 15 de Agosto de 1959, tendo celebrado “missa nova" na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos dois dias depois. Logo no mês de Outubro do ano em que recebeu o sacerdócio foi nomeado Coadjutor da paróquia de S. Martinho onde permaneceu até fins do ano de 1960. Seguidamente foi nomeado pároco de Achadas da Cruz cargo que desempenhou durante oito anos.

De 1968 a 1982 foi pároco da Madalena do Mar. A 9 de Outubro de 1982 passou a paroquiar a freguesia de Santo António da Serra.

A 1 de Junho 1990 assumiu responsabilidades de pároco das freguesias de Ponta Delgada e Boaventura acumulando com o corpo de administrador paroquial da Fajã do Penedo.

O Padre João Pedro Henriques viveu com simplicidade e espírito de obediência o seu sacer­dócio que realizou no apostolado paroquial.

Uma das virtudes mais proeminentes da vida deste sacerdote foi, sem dúvida, o espírito de sacrifício e a sobriedade.

Não eram com ele os re­quintes, os  luxos, pois, viveu em muitas situações de grande desconforto físico.

Afável e amigo de dialogar com o povo cuja religiosidade muito res­peitava e daí o seu apoio e compreensão pelas festas populares. 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura