CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > H > Hoteis
 

 

 

Hoteis

 

Estabelecimento com características de conforto predeterminadas, destinado a alugar quartos com ou sem serviço de refeições [1].

Apesar do seu inquestionável interesse turístico, Câmara de Lobos só entre 1989 e 1990, teve a sua primeira infra-estrutura hoteleira destinada ao alojamento de turistas, através da entrada em funcionamento da Quinta de São João, uma casa de residência adaptada a turismo de habitação, situada no sítio de Jesus Maria José, na freguesia de Câmara de Lobos.

Ainda que com uma capacidade diminuta, uma vez que o local também servia de habitação aos seus proprietários, este empreendimento não só foi até 1999, o único existente no concelho de Câmara de Lobos, como foi um dos primeiros com estas características a surgirem na Madeira.

No dia 2 de Outubro de 1999 viria então a ser inaugurado na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos o primeiro hotel do concelho. Construído na Quinta do Estreito e com a categoria de cinco estrelas, ele haveria de adoptar a denominação de Estalagem Quinta do Estreito.

Por volta do ano 2000, também na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos surgiria a Vila Afonso, uma infra-estrutura destinada ao turismo de habitação.

A 29 de Outubro de 2003, um outro hotel, primitivamente denomiado de estalagem Quinta do Jardim da Serra, mas desde 2014 assumindo o nome de Hotel Quinta da Serra, viria a ser inaugurado no concelho de Câmara de Lobos, desta vez na freguesia do Jardim da Serra e construído a partir da ampliação da Quinta do Jardim da Serra.

A 4 de Outubro de 2006, seria inaugurado nas proximidades do Cabo Girão uma infra-estrutura turística, o clube de férias "Encosta do Cabo Girão", propriedade da cadeia internacional "Holiday Property Bond" (HPB), com sede no Reino Unido.

 


[1]      Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia de Ciências de Lisboa. Academia das Ciências de Lisboa e Editorial Verbo, 2001.

 

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura