CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > J > Jardim de São Francisco
 

Documento 1

Documento 2

 

INAUGURAÇÃO DO ACTUAL JARDIM DE SÃO FRANCISCO EM CONJUNTO COM AS OBRAS DA FRENTE-MAR

(09-11-2006)

Bênção pelo padre António Freitas)

Apresentação das obras inauguradas (Eng. Pedro Ferreira)

Discurso de Arlindo Gomes, presidente da CMCL

Discurso do Dr. Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da RAM

Noticiário da RDP

Noticiário da RTP

 

 

Jardim de São Francisco

 

 

Denominação de um jardim existente na cidade de Câmara de Lobos, junto ao cruzamento da estrada João Gonçalves Zarco com a rua Padre Manuel Juvenal Pita Ferreira.

Construído em finais dos anos 70, princípios dos anos 80 do século XX[1], o inicialmente denominado de Jardim Público de Câmara de Lobos, ou de Jardim do Espírito Santo e Calçada, seria, por deliberação camarária de 19 de Agosto de 1982, dedicado a São Francisco de Assis, passando assim a se denominar de “Jardim de São Francisco de Assis”. Esta deliberação surgiria na sequência de um pedido, nesse sentido formulado a 18 de Agosto de 1982, por seis Fraternidades Franciscanas existentes no concelho de Câmara de Lobos, entre elas a da Terceira Ordem Regular – Irmãs Vitorianas – e a da Segunda Ordem – Irmãs Clarissas[2].

Esta iniciativa, tal como outras que se registaram por todo o mundo católico surgiria na sequência das comemorações relativas ao 8.º Centenário do Nascimento de São Francisco de Assis e acabaria por transpor para Câmara de Lobos aquilo que relativamente a São Francisco havia no Funchal: um jardim a ele dedicado, onde mais tarde, a 1 de Novembro de 1984, também haveria de ser colocada uma escultura em sua memória.

Apesar da deliberação que dedicava o jardim a São Francisco de Assis também envolver a colocação de uma lápide alusiva contendo a inscrição: “JARDIM DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS / PATRONO DOS ECOLOGISTAS / VIII CENTENÁRIO DO NASCIMENTO / 1182 – 1982 / C. M. C. L. 19-8-1982”, só no dia 8 de Julho de 1983[3],[4] é que esta seria colocada no local e inaugurada, num acto solene onde estiveram presentes várias autoridades civis e religiosas e nomeadamente o Dr. Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira.

Depois de a 19 de Agosto de 1982 ter sido dedicado a São Francisco de Assis e a 8 de Julho do ano seguinte ter sido colocada a respectiva lápide, no dia 1 de Novembro de 1984, o jardim a São Francisco de Assis, em Câmara de Lobos seria enriquecido com uma sua estátua em bronze, acariciando um lobo. Da autoria do escultor Jaime Santos, esta estátua seria colocada sobre um pedestal de fajoco, onde uma lápide também de bronze continha a seguinte inscrição: “SÃO FRANCISCO / O POBREZINHO DE ASSIS / HOMENAGEM DE SEUS AMIGOS E / FRATERNIDADES FRANCISCANAS / DE CÂMARA DE LOBOS / 8.º CENTENÁRIO DO SEU / NASCIMENTO 1182-1982 / EM 1-11-1984”.

Ainda que esta homenagem a São Francisco tivesse partido de uma iniciativa da Ordem Terceira de São Francisco da paróquia de Câmara de Lobos, fundada a 1 de Novembro de 1983, e do seu Assistente e pároco, o padre António José de Freitas, toda a comunidade paroquial da localidade haveria de se reunir tanto em torno do projecto, como na angariação dos fundos necessários à sua concretização.

Em 2005-2006 com a destruição deste jardim e realização de obras de adaptação para dotá-lo de um parque de estacionamento subterrâneo, esta estátua haveria de ser alvo de reenquadramento e implantação. No dia 8 de Novembro de 2006, foi não só inaugurado o novo Jardim de São Francisco nascido após estas obras como também o parque de estacionamento e outras infra-estruturas anexas como a acessibilidade às piscinas, um restaurante e um parque infantil, este em substituição de outro antes existente.

 

 

[1]      Foi deliberado requerer a declaração de utilidade pública, urgência de expropriação e posse administrativa das parcelas de terreno, pertencentes a João Gonçalves Rocha, Manuel Artur Gonçalves Angêlica, Grémio dos Industriais de Bordados, Maria Zita Rodrigues Laranja, parcelas que se encontram abrangidas pelo anteplano de Urbanização aprovado por despacho do Ministro da Habitação e Urbasnismo e Construção de 28 de Março de 1977, que prevê para zona verde não edificável.

[2]     Acta n.º 1 do Livro de Actas das Sessões do Conselho da Fraternidade da T.O.F. da Paróquia de São Sebastião de Câmara de Lobos.

[3]     Acta n.º 1 do Livro de Actas das Sessões do Conselho da Fraternidade da T.O.F. da Paróquia de São Sebastião de Câmara de Lobos.

[4]     Jornal da Madeira, 9 de Julho de 1983. Apesar de no Jornal da Madeira de 17 de Julho de 1983, onde é feita referência ao acto solene de colocação da lápide ser referido dia 1 de Julho, tal não corresponde à verdade.

 


 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura