CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > M > Macedo, Dr. António Silvino de

Dr. António Silvino de Macedo

 

 

Macedo, Dr. António Silvino de

O Dr. António Silvino de Macedo nasceu na freguesia do Campanário em 1847 e faleceu, aos 70 anos de idade, na sua residência, ao sítio do Ribeiro Real, na freguesia de Câmara de Lobos, no dia 29 de Abril de 1917. Era filho de João Nepomuceno de Macedo e de Matilde Augusta de Freitas Macedo. Eram irmãos do Dr. António Silvino Macedo: João Augusto de Macedo, Epifâneo, José, Augusta Elisa de Macedo e Filomena Elisa Macedo, esta última falecida aos 62 anos, na freguesia de Câmara de Lobos, no dia 6 de Fevereiro de 1906 [1].

Casou no dia 8 de Outubro de 1894, na freguesia de São Vicente com Maria Pia de Sousa Macedo, natural de São Vicente, filha de Carlos João de Sousa e de Teresa Augusta de Abreu e Sousa, ambos naturais de São Vicente, falecida no dia 21 de Abril de 1942, aos 76 anos, no recolhimento do Bom Jesus, na freguesia de Sé, de quem teve: Ernesto Macedo, que faleceu em Lisboa, aos 79 anos, sem deixar geração, apesar de ter sido casado; Raúl Silvino Macedo, falecido solteiro e sem descendência e Maria Francelina Macedo, nascida na freguesia de Câmara de Lobos, no dia 2 de Outubro de 1908, tendo falecido em data próxima a 1999, no Recolhimento do Bom Jesus, no Funchal, onde residia, solteira e sem geração.

António Silvino Macedo, formou-se em medicina, no ano de 1880, pela Escola Médico-Cirurgica do Funchal.

Foi médico a bordo do navio à vela que conduziu às ilhas Sandwich a primeira emigração madeirense e, mais tarde facultativo municipal de Câmara de Lobos.

Militou no Partido Progressista, tendo tido grande influência no concelho de Câmara de Lobos.

Foi presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, entre o dia 2 de Janeiro de 1890 e o dia 1 de Janeiro de 1893, altura em que dá lugar a João António da Veiga.

Para além de presidente da Câmara, o Dr. António Silvino de Macedo foi também  administrador do concelho de Câmara de Lobos e ainda vogal da Comissão Viticultora da Região da Madeira, pelo mesmo concelho.

 

[1]   Diário Popular, 18 de Fevereiro de 1906. Testamento com que faleceu D. Filomena Elisa de Macedo.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura