CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > M > Marques, prof. Ângelo Menezes

Prof. Ângelo de Menezes Marques

 

Marques (prof. Ângelo Meneses).

Natural da freguesia de Santa Maria Maior, Funchal, onde nasceu a 31 de Maio de 1898 e onde faleceu a 2 de Fevereiro de 1984. Era filho de João Joaquim Marques e de Maria Evangelina Menezes Marques. Casou a 25 de Novembro de 1926, na freguesia de Serra de Água, com Amélia da Silva Carvalho, natural da freguesia da Sé, filha de João da Silva Carvalho Júnior, natural da Quinta Grande e de Maria de Abreu Carvalho, natural da Tabúa, de quem teve Maria Arlete da Silva Carvalho de Menezes Marques.

Foi professor primário, tendo exercido a sua actividade na Camacha (10 de Outubro de 1917);  na Madalena-Santo António (6 de Novembro de 1919); nas Quebradas-S. Martinho (24 de Fevereiro de 1921); no Pico-Ponta Delgada (17 de Março de 1921); em S. Caetano-Ponta do Sol (9 de Abril de 1925), na Lourencinha-Câmara de Lobos (5 de Março de 1931), em Santa Maria Maior-Funchal (20 de Agosto de 1935) e em Santa Luzia-Funchal (7 de Outubro de 1943).

De acordo com o Diário de Noticias de 1 de Maio de 1937, o Governador Civil havia nomeado a nova Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, assumindo a presidencia o prof. Angelo de Menezes Marques. Na mesma altura foi também nomeado para vogal o prof. João Tiago Gonçalves Rocha, mantendo-se em funções os restantes membros da anterior comissão.

Contudo, a 13 de Maio de 1937, o Diário de Noticias informava que o Governador Civil do Distrito havia exonerado a seu pedido os vogais da Comissão Administrativa, em exercício e nomeado para os substituir: Francisco Ferreira, que havia sido o presidente da anterior Comissão Administrativa; António Prócoro de Macedo, João Albino de Barros, na altura regedor da freguesia do Estreito, João Ricardo Ferreira César que também pertencia à anterior Comissão Administrativa e Angelo de Menezes Marques, presidente da Comissão Administrativa e também nomeado Administrador do concelho.

Eleito presidente, entre os membros de uma Comissão Administrativa nomeada por alvará de 12 de Maio de 1937, para dirigir os destinos da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, após a exoneração da anterior comissão chefiada por Francisco Ferreira. Do elenco camarário chefiado por Angelo de Menezes Marques, que também exerceu funções de administrador do concelho. Faziam parte António Prócoro de Macedo que era o vice-presidente, João Albino de Barros, Francisco Ferreira e João Ricardo Ferreira César.

Por alvará de 28 de Julho de 1937, Angelo de Menezes Marques, devido a incopatibilidades com a sua profissão de professor, foi obrigado a deixar o cargo de Administrador. Para o substituir nessas funções é nomeado João Ernesto Pereira, que também passa a vogal da Comissão Administrativa.

Por alvará de 14 de Novembro de 1941, Angelo de Menezes Marques é exonerado, sendo nomeado em sua substituição, José Silvestre Câmara, que toma posse em 27 de Novembro de 1941.

 

 Manuel Pedro Freitas

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas