CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > M > Menezes, Morgado João António Ozório de

Morgado João António Ozório de Menezes

 

 

Menezes, Morgado João António Ozório de

 

Proprietário agrícola, natural da freguesia de Câmara de Lobos, onde nasceu a 1 de Abril de 1786 [1], no sítio de Jesus Maria José de Lobos, tendo falecido solteiro e sem geração, no dia 22 de Outubro de 1856, no Serrado do Galego, Caminho Grande e Preces, freguesia de Câmara de Lobos, onde re­sidia [2].

Era filho do Morgado Lúcio Francisco de Barros, natural da freguesia da Sé, Funchal, falecido em Câmara de Lobos, no dia 8 de Agosto de 1841 e de Maria (Mendonça) Ozório de Menezes, natural de Câmara de Lobos, falecida no dia 8 de Maio de 1838 [3].

Era neto paterno de Timóteo de Barros e Azevedo e de Maria Teodora da Costa Pereira e neto materno de João Fidélio Martins e de Mariana Ozório de Meneses.

 

O Morgado João António Ozório de Menezes, sucedeu a Manuel Rodrigues Serrão, na presidência da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, cargo de que tomou posse no dia 2 de Janeiro de 1856, mas do qual cedo viria privado, provavelmente devido a problemas de saúde. A partir do dia 21 de Maio de 1856 faz-se substituir na presidência da Câmara, por Constantino Pestana Pinto.


[1]     Registo paroquial de baptizados da freguesia de Câmara de Lobos, Livro 299, fls.39, de 8 de Abril de 1786.

[2]     CMCL. Reg. de Testamentos, Lº1, pg. 51.

[3]     Para além do  Morgado João António Ozório de Menezes eram filhos do Morgado Lúcio Francisco de Barros e de Maria (Mendonça) Ozório de Menezes:

1.     Ana Efigénia de Barros, natural de Câmara de Lobos, solteira, sem descendência, falecida por volta de 23 de Julho de 1851, no sítio do Serrado da Adega, onde vivia em companhia de seu irmão, o Morgado João António Ozório de Menezes (CMCL-Reg. Test. L.º 3, pg. 26v).

1.     Vicência Lucina de Menezes e Barros, natural de Câmara de Lobos, falecida, no dia 9 de Maio de 1861, no sítio do Serrado Galego, em Câmara de Lobos, ca­sada em 3 de Maio de 1813 com o Capitão Francisco Nunes Pereira de Barros, falecido aos 82 anos, em Câmara de Lobos, no dia 8 de Agosto de 1865, de quem teve:

2.     Francisco Nunes Pereira de Barros, natural do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu por volta de 1819 (Câmara de Lobos?) e faleceu no dia 5 de Junho de 1902, casado na igreja do Estreito de Câmara de Lobos, a 25 de Agosto de 1851, com Luísa Maria Teresa Figueira de Barros, falecida a 2 de Outubro de 1907, filha de Joaquim Figueira da Silva Júnior e de Maria Teresa Pinto, ambos naturais da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, de quem teve:

3.   Vicência Lucina de Barros, natural do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu , no sítio da Panasqueira, no dia 15 de Março de 1856, tendo-se baptizado a 8 de Julho do mesmo ano. Casou, em Câmara de Lobos, no dia 26 de Novembro de 1874, com João Joaquim Gonçalves Henriques, filho do tenente António Joaquim de Freitas Henriques e de Ana Júlia Henriques (ver presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos com o nome de João Joaquim Gonçalves Henriques).

3.     Maria Henriqueta de Barros, que casou em 1869 com António Joaquim de Freitas Henriques, filho do tenente António Joaquim de Freitas Henriques e de Ana Júlia Henriques, de quem teve: Maria Teresa de Barros Henriques, casada em 1908 com João Rodrigues Serrão, tendo falecido sem deixar geração; Matilde Georgina Henriques, casada em 1912 com Diogo Martinho de Freitas Júnior, com geração e Alice Henriqueta Henriques, que casou, em 1920 com José de Barros Júnior (ver presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, com o nome de José de Barros Júnior).

3.      Francisco Nunes Pereira de Barros Júnior, nascido na freguesia de Câmara de Lobos, por volta de 1861, tendo casado na igreja  do Estreito de Câmara de Lobos com Alice Georgina Figueira da Silva, filha de José Figueira da Silva e de Vitorina Olívia Figueira, naturais da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos (ver presidentes da Câmara Municipal de Câmara de Lobos com o nome de José Figueira da Silva e de Francisco Nunes Pereira de Barros Júnior)

2.   José Isidoro Pereira de Barros, que faleceu solteiro e sem descendência.

1.    Vitorina Mendonça (ou Maria) de Barros Rodrigues, falecida a 25 de Outubro de 1871, casada em 1822 com Manuel Rodrigues Serrão, filho de João Rodrigues Serrão e de Ana Baptista (ver presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos com o nome de Manuel Rodrigues Serrão).

1.    Januário António Ozório de Menezes, natural da freguesia de Câmara de Lobos e residente no sítio de Jesus Maria José, onde nasceu no dia 14 de Setembro de 1793 e falecido por volta de 14 de Fevereiro de 1867. Casou em 1816, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos com Inácia Cândida de Barros, (também conhecida por Inácia Joaquina de Barros) filha de Manuel Gomes Figueira e de Maria de Barros e de quem não teve geração (CMCL-Reg. Testamentos, Lº 3, pg. 40 e Registo paroquial de casamentos do Estreito, Livro 350, fls. 88vº).

1.    Maria Constantina Ozório de Menezes,  nascida, no sítio de Jesus Maria José, em Câmara de Lobos, no dia 13 de Novembro de 1791 e que se haveria de casar com João Pinto de Brito (Livro 313 de registos de casamentos de Câmara de Lobos, fls. 96).

1.     Silvestre António Ozório de Menezes, nascido no sítio de Jesus Maria José, em Câmara de Lobos, no dia 30 de Dezembro de 1787 e que viria a casar com Rita Antónia Correia Henriques (Livro 314 de Registos de casamentos de Câmara de Lobos, fls. 190v.).

1.     Provavelmente José António Ozório de Menezes, que casaria em Câmara de Lobos com Maria Eulália Barraca (Livro 315 de registo de casamentos de Câmara de Lobos, fls. 88).

1.     Vicente (?), nascido no dia 28 de Outubro de 1789.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas