CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > M > Miradouro do Cabo Girão

DOCUMENTOS

Concurso de requalificação 2008


Miradouro do Cabo Girão

 

Situa-se no Cabo Girão. A sua construção, da iniciativa da então Delegação de Turismo da Madeira, mediante um projecto do arquitecto Miguel Jacobetty, ficou concluída a 23 de Setembro de 1953 e veio substituir uma outra infra-estrutura similar ainda que rudimentar, também por si construída em 1938[1].

Este local está, ainda, dotado de uma infra-estrutura de apoio turístico, composta de sanitários, lojas para venda de artigos regionais e bar. Apesar da sua inauguração ter ocorrido no dia 30 de Setembro de 1984, só a 21 de Junho de 1985 é que entrou em funcionamento. Do projecto inicial fazia também parte a construção de um restaurante e zona de lazer.

 

Em Fevereiro de 2010 tiveram início obras de requalificação deste miradouro, que incluem a criação de novas acessibilidades, estacionamentos, um posto de turismo, cafetaria, lojas e instalações sanitárias e a renovação do próprio espaço do miradouro, que será ampliado através de uma estrutura de aço com pavimento em vidro, permitindo acentuar ainda mais a sensação de altura em relação ao mar.



[1]        As obras de construção deste primitivo miradouro foram adjudicadas a 1 de Setembro de 1938 por António Maria Pereira. De acordo com o Diário da Madeira de 5 de Maio de 1938, a Delegação de Turismo da Madeira havia mandado construir um miradouro no Cabo Girão, pedindo para o efeito à Junta do Distrito colaboração na elaboração do respectivo projecto.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura