CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > O > Obra de São Francisco de Sales
 

 

Obra de São Francisco de Sales

 

A obra de São Francisco de Sales foi fundada na Diocese do Funchal, por Alvará de 27 de Julho de 1893, com o objectivo de levantar um baluarte contra a nefasta propaganda protestante que por suas escolas e livrescos alastrava muito. Por meio das suas 36 escolas [número existente em 1901], abertas em vários tempos e freguesias, esta Obra já tem dispensado o benefício da instrução e um pouco de educação cristã a mais de 4000 crianças de ambos os sexos e não tem contribuído pouco para despertar e avivar nos fieis da Madeira o verdadeiro espírito de caridade e de zelo, provocando em todas as classes da sociedade e entre pessoas de toda a idade uma santa emulação no exercício da mais bela das obras de misericórdia [1].

Em 1901 a obra de São Francisco de Sales possuía duas escolas na freguesia de Câmara de Lobos, uma no sítio da Torre ou Convento, frequentada por 100 alunos e outra na Fazenda das Freiras, frequentada por 150 alunos [2].

Em Março de 1902, a imprensa referia que a freguesia do Curral das Freiras se havia enfileira na benemérita legião da obra de São Francisco de Sales, tendo sido implementadora desta iniciativa D. Leonor Augusta Dória Camacho [3].

Em 1908 existiam em Câmara de Lobos, duas escolas salesianas, ou seja duas escolas pertencentes à obra de São Francisco de Sales, uma no Ilhéu e outra na chamada "Fazenda das Freiras"  [4].



[1]    Quinzena Religiosa, 1 de Fevereiro de 1901.

[2]     Quinzena Religiosa, nº 24, 1 de Janeiro de 1902. No ano de 1902, por ocasião das comemorações do 9º aniversário desta obra, na Diocese do Funchal, ela possuía na freguesia de Câmara de Lobos duas escolas, uma no sítio da Torre, frequentada por 132 alunos e outra na Fazenda das Freiras, frequentada por 128 alunos.

[3]     Quinzena Religiosa, 1 de Março de 1902.

[4]      Quinzenário Religioso, 1 de Março de 1908.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas