CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > P > Pereira, João Estanislau
 


 

Pereira, Dr. João Estanislau

 

Médico, natural da freguesia de Câmara de Lobos, onde nasce no ano de 1866, tendo falecido na sua residência à rua das Maravilhas, no dia 16 de Março de 1932, aos 66 anos de idade.

Era filho de Luís Pereira, natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos e de Maria Silvéria dos Santos, natural de Câmara de Lobos. Casou na freguesia da Sé a 27 de Julho de 1892 com Palmira Bettencourt da Câmara, natural de Santa Luzia, onde nasceu em 1867, filha de João Joaquim Bettencourt da Câmara, natural de Santa Luzia e Alexandrina Bernes, natural de São Pedro, de quem houve: Maria Bettencourt da Câmara Pereira Correia, Conceição da Câmara Pestana, Mercês Bettencourt da Câmara Caiado Cabral; Eugénia da Câmara Pereira e António Bettencourt da Câmara Pereira.

Formou-se em medicina, na Escola Médico-Cirúrgica do Funchal, no ano de 1895 [1].

Exerceu clínica no Campanário, Câmara de Lobos e Funchal, destacando-se a sua acção em Câmara de Lobos, por ocasião da epidemia de cólera, onde pertenceu ao quadro do hospital de isolamento aqui criado, dedicando-se com grande abnegação ao tratamento dos doentes [2].



[1] CLODE, Luiz Peter. Registo Bio-bibliográfico  de Madeirenses, séc. XIX-XX, pg. 364.

[2] Revista Girão, Vol.1, nº5, pg. 196-199.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas