CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > P > Pinto, Constâncio Pestana
 

 

 

Pinto, Constâncio Pestana

 

Nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1821 em Lisboa, onde , na altura seu pai se encontrava no exercício da sua actividade de militar, tendo sido baptizado na igreja de Santa Isabel e faleceu no dia 17 de Fevereiro de 1883, aos 63 anos de vida, no sítio da Vargem, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde residia.

Era filho de João Gualberto Pinto (1769-1833), natural do Estreito de Câmara de Lobos e de Luisa Margarida do Monte, natural da freguesia de Santa Luzia.

Era neto paterno de Pascoal Pestana Ennes, instituidor da capela das Almas no sítio da Vargem, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde faleceu a 5 de Outubro de 1772 e de Maria Teresa Pinto.

Ainda, que tanto no registo de óbitos como no registo de recenseamento eleitoral, figurasse como solteiro, viveu com Perpétua Júlia de Jesus, de quem teve vários filhos, três dos quais eram vivos por ocasião da sua morte [1]:

1.  Descendente do sexo feminino, ao que se supõe filha de outra mulher que não Perpétua Júlia de Jesus.

1.  Gregório Pestana Pinto, nascido por volta de 1861 que casou, no dia 15 de Julho de 1883, na igreja do Estreito de Câmara de Lobos, com Antónia Joana, natural do Estreito de Câmara de Lobos e moradora ao sítio do Ribeiro Real, filha de Manuel Joaquim Figueira e de Libana Júlia Figueira, de quem teve:

2.  Maria Germana que casou e teve duas filhas, uma Maria e outra Teresa.

2.  Maria Constança Pestana, falecida no Estreito de Câmara de Lobos, solteira e sem descendência.

2.  Cecília Celeste Pestana, sem descendência.

2.  José ......, casado, residia em Santo António e falecido sem descendência.

2.  Feliciano, falecido no Brasil solteiro e sem descendência.

2.  António, falecido solteiro, sem descendência.

2.  Francisco Gualberto Pestana Pinto que casou com com Adelaide Eulália de Ornelas de quem teve:

3.  Maria Sara Pestana Pinto.

3.  Francisco Ladislau Pestana Pinto, natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu a 27 de junho de 1931.  Casou em 8 de Março de 1952, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos com Filomena dos Anjos Faria, de quem houve:

4.  José Francisco Faria Pestana Pinto, natural do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu a 5 de Outubro de 1952.

4.  Maria Filomena Pestana Pinto, natural do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu a 27 de Novembro de 1953.

4.  Marcelino Pestana dos Anjos, natural da Venezuela, onde nasceu a 23 de Janeiro de 1965.

4.  Gabriel Pestana dos Anjos, natural da Venezuela, onde nasceu a 8 de Março de 1968.

3.  Judite Onória Pestana Pinto, natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu a 24 de Abril de 1933 e faleceu a 7 de Janeiro de 2001..

3.  Maria Isabel Pestana Pinto.

3. António Sérgio Pestana Pinto, natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu a 24 de Fevereiro de 1938 e faleceu a 4 de Janeiro de 2010.. Foi casado com Maria Fernanda Simão, de quem houve geração.

        4.     António Sidónio Pestana Pinto.

        4.     Maria Noemi Pestana Pinto

3.  José Rogério Pestana Pinto.

3.  Clara Maria Ornelas Pinto.

3.  Gregório Anatólio Pestana Pinto.

2.  Manuel Joaquim Pestana, natural do Estreito de Câmara de Lobos, casado com Maria Mónica Figueira Pestana, (falecida a 11 de Abril de 1979, no Funchal) natural do Funchal,  de quem houve:

3. Acácio Tomás Pestana, natural de Câmara de Lobos, onde nasceu a (...), tendo falecido na Venezuela a 13 de Dezembro de 1982. Casou no dia 13 de Fevereiro de (...) com Alzira Gualdina Gomes, natural do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu a 18 de Abril de 1929 e faleceu a 29 de Maio de 2014 de quem teve:

4.   Fernando Acácio Tomás Pestana, nascido no Estreito de Câmara de Lobos, a 5 de Junho de 1950 e  falecido ne mesma freguesia, a 7 de Abril de 2018.  Foi casado, teve descendência e residência em Olhão,.

4.  José Manuel Gomes Pestana, nascido  provavelmente em 1951 e falecido, na Venezuela, em 1981.

4.  Maria Suzete Gomes Pestana, natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu provavelmente em 1952. Casado e com três filhos. Reside na Venezuela.

4.  António Jorge Gomes Pestana, natural do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu por volta de 1958. Vive na Venezuela e tem dois filhos.

3.  Maria Salomé Figueira Pestana, natural de Câmara de Lobos, onde nasceu a 29 de Novembro de 1922, casada com João Gomes, de quem houve:

4.   Alfredo Fidélio Gomes., nascido a 24 de Abril de 1943 e falecido a 30 de Janeiro de 1991. Casou e teve descendencia

4.   Rita, falecida aos 3 meses de idade

4.  Maria Salete Figueira  Pestana, natural da freguesia do Estreito onde nasceu a 22 de Julho de 1944. Foi casada com José Gonçalves de Faria nascido a 22 de Maio de 1934 e falecido a 5 de Dezembro de 2013.

4.    Dinis Figueira Gomes.

3.  Manuel Joaquim Pestana Júnior, natural de Câmara de Lobos, casado com Ermelinda de Abreu Gomes.

3.  Judite Maria Figueira Pestana, natural de Câmara de Lobos, casado com Eduardo de Abreu Gomes.

3.  Fernando Joaquim Pestana, natural de Câmara de Lobos, casado com Filomena e residente no sítio do Pedregal, Garachico.

3.  Tarcisio Martiniano Joaquim Pestana, solteiro, com descendentes e residente na Venezuela.

3.  Maria Ana Figueira Pestana, natural de Câmara de Lobos, onde nasceu a 26 de Julho de 1931, solteira, sem descendentes.

3.  Maria Ascensão Figueira Pestana, natural de Câmara de Lobos, onde nasceu a a 25 de Maio de 1932 (?). Casou com José Marcelino Pereira, residente na Austrália e sem filhos

3.  João Batista Pestana, natural de Câmara de Lobos, residente no Canadá. Casou com Beatriz Barradas Pestana, de quem tem:

4.  João Manuel Barradas Pestana

4.  José Barradas Pestana

4. Carlos Barradas Pestana.

2.  Agostinho, que faleceu, na Vargem  solteiro e sem descendência.

1.  Silvano Pestana Pinto, nascido por volta de 1842 e que casa, em Câmara de Lobos, a 22 de Julho de 1875 com (...) a viúva de Francisco Rodrigues Serrão. Relativamente a este Silvano, não surge o nome de seu pai mas unicamente de sua mãe Perpétua Júlia de Jesus, solteira, pelo que ter-se-á de confirmar a filiação.

 

Constâncio Pestana Pinto, foi presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, cargo que assumiu a 15 de Outubro de 1856, por impossibilidade do então presidente João António Osório de Menezes, que viria a falecer cerca de 7 dias depois. Posteriormente viria a ser reeleito para um novo mandato, que só viria a abandonar a 1 de Outubro de 1858.

Para além de presidente da Câmara ocuparia outros cargos políticos como o de Administrador do concelho [2] e de juiz da paz da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos [3].



[1]      Relativamente aos filhos há referência a uma filha de nome Adelaide, com idade de 4 anos, morre a 17 de Janeiro de 1867 e outro filho de nome Maximiano, de 6 anos e 8 meses morre no dia 19 do mês seguinte. Por ocasião da sua morte tudo leva a crer que existiriam, para além de Gregório Pestana Pinto, uma filha e um filho, vivos.

[2]      Por ocasião da sessão camarária de 4 de Janeiro de 1857, Constantino Pestana Pinto para além de presidente da Câmara, ocupava também o cargo de administrador do concelho

[3]      Livro de óbitos do Estreito de Câmara de Lobos, 1863. Foi eleito juiz da paz substituto em 14 de Fevereiro de 1856.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

 

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura