CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > P > Pinto Correia, Manuel
 

 

 

Pinto Correia, Manuel

   

 

Manuel Pinto Correia era proprietário agrícola, natural da freguesia de São Martinho, onde nasceu no dia 17 de Setembro de 1821 [1], tendo falecido no dia 21 de Novembro de 1898, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos onde residia ao sítio de Pico e Salões. Era filho de José Pinto Corrêa, natural de S. Martinho e de Paulina Maria Henriques, natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.

Casou na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, no dia 3 de Junho de 1841, com Luisa Maria de Barros [2], filha de José Figueira de Ornelas e de Josefa Maria de Barros, naturais e residentes no Estreito de Câmara de Lobos, de quem não teve geração [3].


 


[1]     Registo de baptizados da freguesia de São Martinho, Livro 249, fls.238 de 26 de Setembro de 1821.

[2]     Faleceu na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos,  a 7 de Outubro de 1849.

[3]    Em testamento efectuado na sua residência, aos 17 de Abril de 1898, pelo tabelião interino do concelho de Câmara de Lobos, João Augusto Faria, declara como seu herdeiro universal, seu sobrinho, Francisco Correia Afonso, nascido a 10 de Abril de 1868, filho de sua irmã Maria Emília Correa Afonso e de Francisco Leandro Afonso, na altura solteiro, empregado de comércio e morador ao sítio do Pico do Funcho, freguesia de São Martinho. Posteriormente, Francisco Corrêa Afonso fixa a sua residência naquela que foi a casa de Manuel Pinto Corrêa, ao sítio de Pico e Salões, onde passa a administrar as propriedades herdadas e dedica-se à agricultura.  Casou, no Registo Civil de Câmara de Lobos no dia 19 de Outubro de 1924 e no dia 27 do mesmo mês e ano, na igreja paroquial do Estreito de Câmara de Lobos, com Augusta da Conceição Araújo, natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, filha de Francisco Araújo de Barros, natural de Câmara de Lobos e de Carolina Augusta Pereira, natural do Estreito de Câmara de Lobos, de quem houve:

1.   Francisco Araújo Afonso, nascido em Câmara de Lobos a 13 de Julho de 1926 e falecido solteiro e sem descendência no dia 18 de Outubro de 1993.

1.   João Araújo Afonso, nascido em Câmara de Lobos, no dia 20 de Agosto de 1930 e casado a 8 de Outubro de 1958 com Maria Judite Pereira Afonso, natural de Câmara de Lobos, de quem houve:

2.    Judite Maria Pereira Afonso, nascida na freguesia de Câmara de Lobos a 1 de Dezembro de 1959.

2.    Ana Maria Pereira Afonso, nascida em Câmara de Lobos a 6 de Maio de 1963.

2.   João Francisco Pereira Afonso, nascido em Câmara de Lobos no dia 5 de Dezembro de 1966, tendo casado com Maria Lurdes Nóbrega Santos Afonso, natural da freguesia do Caniço, de quem tem:

3.   João Leonardo Santos Afonso, nascido a 26 de Setembro de 1990.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas