CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > P > Pita, Cónego Manuel Gonçalves

Cónego Manuel Gonçalves Pita

 

 

Pita, Cónego Manuel Gonçalves

 

O Cónego Manuel Gonçalves Pita era natural da freguesia dos Canhas, concelho da Ponta do Sol, onde nasceu no dia 6 de Abril de 1916, tendo falecido no Funchal, onde residia, no dia 17 de Junho de 2004.

Era filho de Manuel Gonçalves Pita e de Joaquina de Jesus.

Ingressou no Seminário Diocesano do Funchal em 1930, tendo sido ordenado sacerdote no dia 20 de Setembro de 1941. No início de Outubro do mesmo ano foi nomeado Capelão da Casa de Saúde de São João de Deus e Cura da freguesia de Santo António.

Dos muitos anos de acção em paróquias da Madeira, merecem especial menção os dedicados à comunidade do Campanário, para cuja paróquia foi nomeado a 20 de Maio de 1951, tendo sido ele quem promoveu a construção da actual e igreja e casa paroquial. A 8 de Abril de 1972 foi nomeado pároco do Estreito de Câmara de Lobos, onde permaneceu até 23 de Setembro de 1991, fixando-se posteriormente na sua casa em Santo António.

Para além das suas funções de pároco, o padre Manuel Gonçalves Pita foi nomeado, a 8 de Dezembro de 1983,  membro do Cabido da Catedral. Igualmente foi, por várias vezes membro do Concelho Presbiteral e também Arcipreste.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura