CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > P > Ponte da Quinta de Santo António
 

 

 

Ponte da Quinta de Santo António

 

Ponte da Quinta de Santo António.

À esquerda casa de Gregório Rodrigues. Em segundo plano portão de entrada para a Quinta de Santo António.

 

Ponte construída sobre a Ribeira da Quinta de Santo António que ligava o antigo caminho da Azinhaga, hoje rua Capitão Armando Pinto Correia à Quinta de Santo António e Caminho de acesso ao Foro, actualmente denominado de Caminho Velho do Foro. A referência da sua denominação à Quinta de Santo António, tem a ver com as proximidades relativamente à Quinta e Capela de Santo António. Aliás esta capela e respectivo orago estaria na origem da denominação do sítio da Quinta de Santo António, ou seja da área circundante à capela e núcleo da quinta onde estava implantada.

Esta ponte é também conhecida por ponte Sr. Gregório, isto numa referência à casa que foi de Gregório Rodrigues, pai do Dr. Gregório Mário Rodrigues e que está implantada nas suas proximidades.

Uma outra denominação mais antiga é a de Ponte da Azinhaga, isto porque estabelecia a ligação ente o Caminho do Foro, hoje Caminho Velho do Foro e a Azinhaga, hoje rua Capitão Armando Pinto Correia.

Ainda que se desconheça a data da sua construção supõe-se ser muito antiga.

Na sua sessão de 7 de Janeiro de 1892, a Câmara deliberou que da dotação destinada à freguesia do Estreito, se despendesse nos reparos da ponte da Azinhaga, no sítio da Igreja da mesma freguesia e mainel de resguardo em continuação da mesma ponte, para o lado da Quinta de Santo António e rampa contígua na estrada n.º 293, até ao fim da parede de suporte atrás do castanheiro de António Pinto Figueira a quantia de 30.000 reis no corrente ano.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

 

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura