CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > P > Ponte do Roque
 

 

 

Ponte do Roque

 

 

Caminho da Ponte do Roque e Ponte do Roque (mpfreitas, 2004)

Pormenor da Ponte do Roque  (mpfreitas, 2004)

Pormenor da Ponte do Roque  (mpfreitas, 2004)

Ponte do Roque (Colecção Ernesto P. Correia)

Placa existente no mainel da Ponte do Roque. "ESTA PONTE FOI FEITA/PELA/CAMARA MUNICIPAL/DE/CAMA DE LOBOS/NO ANNO DE 1840"

 

Ponte existente no Estreito de Câmara de Lobos, no trajecto do caminho que, partindo do lugar do Jogo da Bola, na rua Prof. José Joaquim da Costa, vai até à Vargem. De acordo com inscrição existente no mainel da ponte, ela foi construída em 1840 pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, tendo sido por isso, uma das primeiras grandes obras da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, depois da criação do concelho em 1835 (Inscrição existente na placa: ESTA PONTE FOI FEITA PELA CAMARA MUNICIPAL DE CAMA DE LOBOS NO ANNO DE 1840).

A denominação da Ponte do Roque, tal como acontece com a Fonte do Roque situada nas suas proximidades e com a quinta do Roque, noutros tempos utilizada para designar a propriedade onde a fonte se encontrava e ainda encontra incorporada é provável que tenha tido origem, num dos seus proprietários de nome ou apelido  "Roque". Como acontece noutras situações é pouco provável, dada a existência do topónimo de quinta do Roque, que este "Roque" tenha a ver com alguém residente nas proximidades, como aconteceu, por exemplo, com as origens do topónimo de fonte do Canário ou do Cachadinha.

Com efeito, não existindo na localidade outras referências importantes, a associação da ponte, fonte e quinta ao proprietário da quinta, surge como a forma mais eficaz de lhe dar identificação.

Recentemente, foi atribuído o nome de Caminho da Ponte do Roque ao arruamento de que a ponte do Roque é parte integrante e em cujas proximidades se situa a Fonte do Roque.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura