CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > P > Praça de Simon Bolivar em Câmara de Lobos
 

Vídeo alusivo à inauguração

 

Texto alusivo à inauguração

 

Reportagem fotográfica contida na página oficial do Governo Regional da Madeira

 

 

Praça de de Simon Bolivar em Câmara de Lobos

 

 

Os jardins da Avenida Nova Cidade, em Câmara de Lobos, possuem, desde 28 de Abril, de uma pequena praça onde foi instalado o busto de Simon Bolívar. Ao acto eleitoral estiveram presentes o Presidente do Governo Regional, o embaixador da República Bolivariana da Venezuela em Lisboa e o Cônsul da Venezuela na Região, Félix Correa, entre outras entidades públicos.
O busto de homenagem ao libertador da Venezuela foi oferecido pela Associação Civil dos Filhos de Câmara de Lobos, radicados na Venezuela, na sequência do intercâmbio estabelecido entre a Câmara e a comunidade camaralobense, sendo a elaboração do projecto da responsabilidade dos arquitectos Santiago Martin Árias e Guilhermo Jaime Garcia. A elaboração da praça ficou a cargo da Câmara Municipal.
O acto inaugural coincidiu com o Bicentenário do 19 de Abril de 1810, data em que foi declarada a independência daquele país sul americano.

 

A revista Viva - Câmara de Lobos no seu número 1 de 2010, descreve da seguinte forma o acontecimento: Um grupo de 25 emigrantes na Venezuela vai patrocinar a colocação em Câmara de Lobos de um busto de Simão Bolívar, “O Libertador” da América do Sul, cuja inauguração está agendada para o dia 28 de Abril, com a presença do senhor presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim, e do senhor embaixador da Venezuela em Portugal, general Lucas Rincón Romero.

Os camaralobenses na Venezuela, incluindo segunda e terceira gerações, são tantos quantos os que residem na Madeira, por isso a Câmara Municipal de Câmara de Lobos não podia deixar de atender a esta vontade dos “Filhos de Câmara de Lobos” e desde logo comprometeu-se em ceder o terreno e construir uma pequena praceta onde será descerrado o referido busto, precisamente no jardim localizada na Av. Nova Cidade, ao lado do edifício da Câmara Municipal.

Todo o processo foi acompanhado pelo Consulado Geral da República Bolivariana da Venezuela, na Madeira, que ofereceu o projecto da praça onde será instalado o Busto.

Simão Bolívar (1783-1830), General e estadista venezuelano, considerado o pai da nação venezuelana, e um dos maiores vultos da América Latina. Simão Bolívar foi o chefe das revoluções que promoveram a independência da Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, e foi ainda um grande orador e escritor de mérito, deixou alguns ensaios, entre os quais Meu delírio no Chimborazo. Foi um homem muito avançado para a sua época, escreveu sobre sociologia e pedagogia, além de tratados militares, económicos e políticos.

 

25 Colaboradores

Os “filhos de Câmara de Lobos” que colaboraram neste processo e que terão os respectivos nomes inscritos numa placa a ser colocada junto ao busto, são: Agostinho Gomes Lucas, António Sérgio Henriques, Eduardo Jesus Pinto, Fernando Lucas Oliveira, Fernando Andrade Camacho, Gilda Coromoto Pinto Santos, João Sidónio Rodrigues, João Sidónio Ferreira, João Alberto A. dos Santos, João Manuel Brito, João Manuel Azevedo, João Marcelo Gonçalves, José António Soares, José Celso Nunes Oliveira, José Pereira Rodrigues, José Aurélio Figueira, José Luís Rodrigues Jesus, José Maria Pestana, Juan Javier dos Santos, Luís Figueira dos Santos, Maria Zélia Silva Faria, Raul Romão Gonçalves, Sidónio Inácio Gomez,Vasco Nunes e António Abreu.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura