CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > S > São João
 

 

 

São João

 

Orago de uma capela que existiu no sítio do Serrado da Adega, na freguesia de Câmara de Lobos, mandada construir em 1700 por António Correia Henriques e sua esposa, D. Maria da Câmara e destruída, segundo a tradição, na sequência de uma aluvião.

O facto da sua imagem ter sido salva da destruição e ter sido colocada, para veneração, na capela de Jesus Maria José, na mesma freguesia, faria com que esta capela passasse a ser conhecida popularmente como capela de São João, o mesmo acontecendo aliás, com toda a zona próxima ou envolvente da capela em causa. Curiosamente, até os seus próprios proprietários ao pretenderem dar um nome ao solar anexo, para melhor o identificar junto dos agentes de turismo, dada a sua integração nos circuitos de turismo da habitação, acabariam também se associarem a essa tradição e denomina-lo de Quinta de São João, em vez de Quinta de Jesus Maria José, como seria de fazer supor e que corresponderia ao orago da sua capela.

Por deliberação de 22 de Maio de 1997, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos também daria o nome de caminho de São João a um dos dois ramos, em que se bifurca a rua Prof. José Joaquim da Costa e que passa junto à capela de Jesus Maria José e atravessa a zona que a tradição popular baptizou de São João.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura