CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > S > Silva, Franscisco Teodoro
 

 

 

Silva, Francisco Teodoro da

 

Nasceu por volta de 1845, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde era residente ao sítio da Quinta de Santo António, tendo falecido a 13 de Julho de 1934, aos 90 anos de idade. Era filho de Francisco Teodoro da Silva e de Joaquina de Jesus. Casou com Maria Carolina da Silva (Maria Carolina da Encarnação) também natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, de quem teve:

1. Francisco Teodoro da Silva Júnior, natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu por volta de 1877, tendo falecido na sua residência ao sítio de Jesus Maria José, aos 59 anos, no dia 2 de Outubro de 1936. Casou com Carolina Amélia Teixeira da Silva de quem teve:

2.  Cecília Olga Teixeira da Silva Júnior, natural de Câmara de Lobos, que casou com João Soares Dantas, de quem houve:

3. João Heliodoro da Silva Dantas (ver presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos com este nome).

3. Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, casado com Maria Alexandra de Freitas Branco de quem tem:

4. Sara Luísa Branco Dantas, nascida no Funchal, no dia 22 de Julho de 1976.

3. Lucília Maria da Silva Soares Dantas. Casou com Ivo Celestino Coelho. Faleceu a 13 de Setembro de 2004. Teve:

4. Filipe Dantas Coelho

3. Noemi Dolores da Silva Dantas Andrade, casada com Arlindo Andrade…

3. Maria Lisete da Silva Dantas, solteira.

3. Maria Elda da Silva Dantas Freitas, casada com Eugénio de Freitas.

3. Ana Paula da Silva Dantas Vilaça, casada com Filipe Vilaça, residente em Coimbra, de quem tem descendência,

3. José Manuel da Silva Dantas, falecido sol­teiro.

2. Gilberta Teixeira da Silva, natural de Câmara de Lobos, casada com Abel Soares Dantas de quem teve:

3. Maria da Luz Silva Dantas Coelho Sampaio, natural de Câmara de Lobos, onde nasceu a 11 de Julho de 1940 e casou a 3 de Agosto de 1968 com José Moncada Coelho Sampaio de quem houve:

4. José Alfredo Silva Dantas Coelho Sampaio, natural de Coimbra, onde nasceu a 10 de Outubro de 1969.

4. Francisco Silva Dantas Coelho Sampaio, natural de Coimbra onde nasceu a 22 de Abril de 1971.

4. Luís Silva Dantas Coelho Sampaio, natural de Coimbra, onde nasceu a 13 de Setembro de 1976.

3. Ana Maria Silva Dantas Pais, natural de Câmara de Lobos onde nasceu a 3 de No­vembro de 1943, Casou em Câmara de Lobos a 9 de Agosto de 1969 com Fernan­do Andrade Pais, de quem tem:

4. Rodrigo da Silva Dantas Andrade Pais, natural de Lisboa,

4. Bernardo da Silva Dantas Andrade Pais, natural de Lisboa.

3. Gilberta Manuela da Silva Dantas, natural de Câmara de Lobos, onde nasceu a 4 de Julho de 1945. Casou no Funchal a 4 de Abril de 1968 com António Correia de Campos de quem tem:

4. João Dantas Campos, natural de Lisboa, onde nasceu a 11 de Junho de 1971.

4. Isabel Dantas Campos, natural de Lisboa, onde nasceu a 22 de Julho de 1973,

3. Maria da Graça Silva Dantas Freitas, natural de Câmara de Lobos, onde nasceu a 14 de Setembro de 1946. Casou no Funchal a 6 de Abril de 1974 com Ricardo Jorge Lopes de Freitas de quem tem:

4. Carolina Dantas Freitas, natural do Funchal, onde nasceu a 15 de Setembro de 1977.

4. Joana Dantas de Freitas, natural do Funchal, onde nasceu a 25 de Maio de 1983.

3. António Luís Soares Dantas, natural de Câmara de Lobos, onde nasceu a 31 de Março de 1949. Casou no Rio de Janeiro, Brasil com Fernanda Soares Dantas de quem tem:

4. Luís António Soares Dantas.

4. Luís Fernando Soares Dantas.

2. Francisco Avelino Teixeira da Silva.

2. Óscar Teixeira da Silva, falecido no Brasil sem descendência.

1. Sabino Teodoro da Silva, natural do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu por volta de 1864, tendo falecido em Câmara de Lobos na sua residência, a 1 de Abril de 1940 (ver presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos com o Nome de Sabino Teodoro da Silva),

1. Manuel Teodoro da Silva, natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, onde nasceu por volta de 1875. Era casado com Maria Joana Macedo, na altura viúva e irmã de António Prócoro de Macedo de quem terá tido pelo menos um filho.

1. Maria Cristina Pinto da Silva, natural da freguesia do Estreito, falecida provavelmente em Fevereiro de 1945, ou em data próxima e casada com Felício Pinto da Silva,

1. Dr. António Augusto da Silva, natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos onde nasceu a 10 de Outubro de 1886 e faleceu a 29 de Fevereiro de 1944 solteiro e sem descendência.

 

Para além de presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, cargo que exerceu entre 27 de Junho de 1912 a 4 de Janeiro de 1914, Francisco Teodoro da Silva exerceu, pelo menos em 1900 as funções de regedor da freguesia do Estreito e foi também Administrador do concelho.

É nomeado conjuntamente com Januário de Freitas Barreto, Firmo Figueira da Silva, Luís Augusto Mendes, Luís Soares de Sousa Júnior, José Caires Figueira e João Gonçalves Freitas, por alvará de 21 de Junho de 1912, para gerir os destinos da Câmara Municipal de Câmara de Lobos. A sua tomada de posse tem lugar a 27 de Junho de 1912, assumindo Francisco Teodoro da Silva a presidência da Comissão Administrativa e Januário de Freitas Barreto a vice-presidência.

No dia 14 de Outubro de 1912, Francisco Teodoro da Silva é nomeado administrador do concelho, retomando contudo as funções de presidente já na sessão de 25 de Novembro do mesmo ano.

Na sessão de 21 de Outubro de 1912 Januário de Freitas Barreto alegando motivos de saúde pede a sua substituição. Na sessão Camarária de Janeiro de 1913, Francisco Teodoro da Silva surge como Administrador do concelho, assumindo a presidência Luís Soares de Sousa Júnior, entretanto nomeado para a vice-presidência, devido à saída de Januário de Freitas Barreto.

Por alvará de 28 de Fevereiro de 1913 António Prócoro de Macedo e António Aires Faria são nomeados para preencher vagas existentes na Câmara tomando posse a 13 de Março.

Na sessão de 5 de Maio de 1913, Francisco Teodoro da Silva volta a presidir à sessão camarária uma vez que, no dia 2 de Maio, havia sido substituído no cargo de administrador por João Carlos de Vasconcelos, tenente de infantaria 27.

Na sessão de 4 de Agosto de 1913, Carlos Fernandes Dantas substitui Firmo Figueira da Silva que havia entretanto falecido.

Na sessão de 30 de Outubro de 1913, Francisco Teodoro da Silva surge novamente como administrador, sendo substituído na presidência, por luís Soares de Sousa Júnior.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura