CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > S > Simpósio Internacional de Escultura em Pedra (SINEP)
 
Excertos dos discursos de encerramento do SINEP

Discurso de Arlindo Gomes, presidente da Câmara
 

Discurso de João Cunha e Silva, vice-presidente do Governo

 

 

Simpósio Internacional de Escultura em Pedra (SINEP)

 

Evento realizado na sede do concelho de Câmara de Lobos, entre 15 e 31 de Maio de 2004, reunindo 9 escultores, que no decurso desse período esculpiram várias esculturas em pedra, esculturas essas que viriam posteriormente a serem colocadas nas cinco freguesias que constituem o concelho de Câmara de Lobos. Antes, em 1997, já se havia realizado, em Câmara de Lobos um outro evento com objectivos semelhantes, a Semana da Pedra.

Os nove escultores - um russo, um espanhol, quatro madeirenses e três continentais -  esculpiram na Promenade de Câmara de Lobos, vários trabalhos sob temas propostas pela autarquia para serem distribuídas pelas cinco freguesias do concelho.
Para a freguesia de Câmara de Lobos, os temas propostos foram: Família/João Gonçalves Zarco para colocar no topo do Ilhéu de Câmara de Lobos; Pesca para colocar no centro da cidade de Câmara de Lobos; Bordado Madeira/Bordadeira para colocar no Mercado de Câmara de Lobos e Gastronomia/Espetada/Peixe-Espada-Preto para colocar na Promenade de Câmara de Lobos
Para o Estreito de Câmara de Lobos foram idealizadas duas estátuas, uma sobre a Uva/ Lagar e outra sobre o Transporte em rede.
Para a freguesia da Quinta Grande foi idealizada uma escultura sobre o tema Agricultura.
Para o Curral das Freiras foi proposto o tema Castanha/Noz e, para o Jardim da Serra uma escultura sobre o tema a Cerejeira.
 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura