CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > T > Teleférico
 

 

 

Teleférico

 

 

A mais antiga aspiração camara-lobense pela implantação de um teleférico no concelho data de 1990.

Com efeito, na sessão camarária de 22 de Março de 1990, foi deliberado dar como tomada na reunião realizada no dia 15 no Curral das Freiras, o estudo técnico da viabilidade de montagem de um teleférico entre a Boca dos Namorados, no Estreito de Câmara de Lobos e o Centro da freguesia do Curral das Freiras.

Mais tarde, mais precisamente no dia 31 de Julho de 2000 por ocasião inauguração da estalagem da Eira do Serrado os seus proprietários fizeram sentir ao presidente do Governo Regional da Madeira o seu desejo de construírem um teleférico, entre o Miradouro da Eira do Serrado e o centro do Curral das Freiras, o que viria a merecer a concordância daquele governante [1].

Recentemente, no dia 27 de Setembro de 2003, o tema teleférico volta a ser publicamente abordado, desta vez por parte de Arlindo Gomes, presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, que dá conta da sua vontade no estudo do projecto de construção de um teleférico entre a Eira do Serrado e o Curral das Freiras [2].

Pese do facto de ser leviano dar-lhes a importância que o teleférico do Monte possui, o concelho de Câmara de Lobos possui dois teleféricos ou elevadores como algumas vezes são conhecidos, que se poderão considerar panorâmicos, um na freguesia da Quinta Grande, inaugurado em Setembro de 1998 [3], permitindo o acesso à Fajã dos Padres e outro, inaugurado no dia 4 de Agosto de 2003, na freguesia de Câmara de Lobos, no Rancho, permitindo o acesso às fajãs do Cabo Girão [4], [5], [6], [7].


 


[1]      Diário de Notícias, 1 de Agosto de 2000.

[2]      Jornal da Madeira, 28 de Setembro de 2003.

[3]      Este elevador viria a substituir um outro inaugurado em Novembro de 1984. Este primitivo elevado situado nas proximidades do construído mais recentemente ainda se encontra em actividade e, em (….) verificou-se nele um grave acidente mortal.

[4]      Jornal da Madeira, 5 de Agosto de 2003.

[5]      Jornal da Madeira, 20 de Julho de 2003.

[6]      Jornal da Madeira, 21 de Julho de 2003.

[7]      Jornal da Madeira, 28 de Junho de 2003.

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura