CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > T > Transvaal
 

 

 

Transvaal

 

Estabelecimento comercial existente ao sítio da igreja, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, no cruzamento da actual rua Capitão Armando Pinto Correia com a rua Dr. António Vitorinio de Castro Jorge.

No dia 31 de Outubro de 1905 este estabelecimento comercial pertencente a Alfredo Guilherme Rodrigues foi dado de arrendamento, pelo prazo de cinco anos,  à firma Henriques A. Rodrigues & Cª., com sede no Funchal, pela renda anual de cento e vinte mil reis. Nesta altura, de acordo com a escritura feita pelo notário Manso, eram comercializados no Transvaal, géneros de mercearia, fazendas, quinquilharias e bebidas.

Posteriormente terá sido adquirido por Manuel Fautino de Jesus.

Funcionou neste estabelecimento comercial, conhecido como mercearia o primeiro telefone público da freguesia do Estreito, instalado no dia 18 de Junho de 1929.

Em 1984, o edifício ocupado por este estabelecimento comercial, foi transformado em agência bancária da Caixa Económica do Funchal, posteriormente transformada em Banco Internacional do Funchal, tendo a inauguração acontecido no dia 28 de Abril desse ano.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas