CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > T > Trincheira
 

 

 

Trincheira

 

Trincheira é denominação um lugar do sítio do Espírito Santo e Calçada, na freguesia de Câmara de Lobos, bem como de um caminho que o atravessa.

Ainda que não seja fácil definir os seus limites precisos, poderemos dizer que se situa na vertente Leste da baía de Câmara de Lobos, entre o mar e a estrada de João Gonçalves Zarco.

Em 1913, admitia-se construir neste lugar um bairro de habitação social destinado aos pescadores.

A Trincheira é atravessada em toda a sua extensão por um caminho, popularmente conhecido por Caminho da Trincheira, mas que, por deliberação camarária de 18 de Maio de 1995, haveria de ser, toponimicamente,  subdividido em dois: o Caminho do Calhau, com início no varadouro e o Caminho da Trincheira, que dá continuidade ao Caminho do Calhau e termina na Estrada de João Gonçalves Zarco, depois de percorrer a maior parte da costa Leste da Baía de Câmara de Lobos e o principal núcleo habitacional da Trincheira.

Na Trincheira localizam-se duas importantes infra-estruturas patrimoniais do concelho: o Forno da Cal e as Salinas.

A existência neste lugar, de um lavadouro público, construído em 1965 e de um fontanário constituem marcas de uma época em que o abastecimento domiciliário de água não existia.

 

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura