CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > T > Túnel do Curral das Freiras
 

Sons da Bênção do túnel no seu acto inaugural


Sons do descerramento da placa de homenagem aos trabalhadores que morreram na obra

 

Discurso de um "popular" na cerimónia de inauguração do túnel

 

Discurso do Presidente da Junta de Freguesia  na cerimónia de inauguração do túnel

 

Discurso do Presidente do Governo Regional na cerimónia de inauguração do túnel

 

 

 

Túnel do Curral das Freiras

 

 

O túnel do Curral das Freiras foi inaugurado no dia 10 de Junho de 2004, cerca de 2 anos depois de ser ter iniciado a sua construção. Possui um comprimento de 2.383 metros, estende-se entre a Ribeira da Lapa e o Curral das Freiras. Importou em cerca de 27 milhões de euros e constitui uma alternativa, mais rápida e menos perigosa de acesso ao Curral das Freiras, substituindo o primitivo acesso rodoviário, inaugurado a 5 de Agosto de 1959, e que tendo uma extensão de cinco quilómetros, desenvolve-se ao longo de uma escarpa montanhosa, com um traçado sinuoso, estreito e perigoso, para além de sujeito a derrocadas.
A sua faixa de rodagem tem sete metros de largura e dois passeios laterais, com um metro de largura cada um. Possui ainda duas gares de estacionamento de emergência, aos quilómetros 0,6 e 1,8, bem como, sensivelmente, a meio do túnel, uma gare de inversão de marcha.
O troço em curso, que demorou cerca de dois anos a concluir, está equipado com sistemas de sinalização e segurança.
Assim, foram implantados sistemas de iluminação, de ventilação mecânica, luminosos, de telefones SOS e de detecção e extinção de incêndios, alimentado por um reservatório de água situado na boca sul.
Para além do túnel propriamente dito, foram executados trabalhos a céu aberto, nomeadamente nas ligações entre as bocas e a estrada regional existente.
Assim, na boca sul, foi canalizado um troço da Ribeira da Lapa, tendo sido construída uma nova ponte sobre a mesma e alargado um troço da estrada regional existente em cerca de 250 metros de extensão.
Na boca norte, foi redimensionado um aqueduto existente e alargado um troço da antiga estrada regional, em 150 metros.

Recorde-se, a propósito deste túnel que a sua construção foi adjudicada na reunião de Conselho de Governo Regional de 17 de Agosto de 2001, pelo valor de 4,7 milhões de contos, tendo as obras se iniciado no decurso do mês de Outubro do mesmo ano.

Nos primeiros dias de Dezembro de 2003, as duas frentes de construção do túnel, haveriam de se encontrar, ficando desta forma comunicante o Curral das Freiras com a Ribeira da Lapa.

Ao longo da duração dos trabalhos haverá a salientar a ocorrência,  a 7 de Março de 2003, de um acidente que levaria à levaria à morte de 4 trabalhadores, todos residentes no Curral das Freiras. Posteriormente, no decurso dos trabalhos, uma outra morte viria a ocorrer, desta vez um trabalhador emigrante proveniente dos chamados países de leste.

 

 

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura