CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z  
 
Entrada > Dicionário > VVia Rápida para o Estreito de Câmara de Lobos
 
Imagens da inauguração

 

Via Rápida para o Estreito de Câmara de Lobos

Via rápida que liga a via rápida Funchal-Ribeira Brava, à freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. A sua inauguração teve lugar no dia 25 de Abril de 2017.

A obra foi iniciada em 2008, durante o executivo regional, liderado por Alberto João Jardim, mas as obras foram suspensas por imposição do Plano de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF), que esteve em vigor entre 2012 e 2015, na sequência da insustentabilidade da dívida pública da região, que era superior a seis mil milhões de euros.
Esta via rápida integra a rede rodoviária regional principal e tem a classificação funcional de VR2.

Com um perfil de 2x2 vias, estabelece a ligação entre Câmara de Lobos e Estreito de Câmara de Lobos a partir da Via Rápida VR1, melhorando a acessibilidade e as condições de circulação rodoviárias. Possui uma extensão aproximada de 2,5 km, apresenta um túnel duplo com uma extensão máxima de aproximadamente 335 m e 390 m cada, 3 obras de arte especiais com um comprimento total de 750 m, 4 passagens inferiores, 4 passagens superiores e um aterro em terramesh com cerca de 450 m de comprimento e altura máxima superior a 20 metros.

Representou um investimento de 54,4 milhões de euros, comparticipado pela União Europeia,e foi, na altura da sua inauguração, a maior obra pública do executivo de Miguel Albuquerque, iniciado em 2015.

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura