CÂMARA DE LOBOS - DICIONÁRIO COROGRÁFICO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
Entrada > Dicionário > V > Vieira, Joaquim José da Silva

Joaquim José da Silva Vieira

 

Vieira, Joaquim José da Silva

 

Joaquim José da Silva Vieira, foi proprietário e comerciante. Nasceu no Funchal, em 1868, sendo filho de José da Silva Vieira e de Maria Augusta Martins. Casou com Maria Marta Rodrigues, filha de Francisco Joaquim Rodrigues e de Cesária Casa Branca, de quem teve 4 filhos: Alfredo Rodrigues da Silva Vieira, caso com Maria Albertina Baião; Julieta Rodrigues da Silva Pereira, casada com o Dr. Ivo Nunes Pereira (juiz); eng. Abel Rodrigues da Silva Vieira, casado com Maria José Carvalho e Maria Rodrigues da Silva Vieira East, casada com Frank George East, natural de Monk Bisborough, Buckingham, Inglaterra. Foi comissário da polícia e exerceu por várias vezes o cargo de presidente da Junta Geral do Funchal, tendo também sido vogal da mesma em várias emergências da polícia anterior ao 28 de Maio. Durante muitos anos dirigiu a sessão de vinhos da antiga firma exportadora Krohn Bros & Cº.

Faleceu na casa da sua residência, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, no dia 6 de Janeiro de 1947, aos 79 anos de idade.

Joaquim Vieira como era mais conhecido, na freguesia do Estreito, está ligado à instalação de uma máquina de moer uvas, à instalação de altifalantes no largo do patim, onde toda a informação da guerra era transmitida, instalou um candeeiro de luz eléctrica.

 

Câmara de Lobos

Dicionário Corográfico
Edição electrónica

Manuel Pedro Freitas

Câmara de Lobos, sua gente, história e cultura